O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7499
Resumo: Este artigo apresenta considerações sobre o uso de um corpus computadorizado voltado para a produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem da Química. À luz dos pressupostos da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2006) e de ferramentas computacionais específicas (SPHINX, 2008), evidenciamos os procedimentos utilizados para compilação desse recurso. Com o objetivo de verificar suas contribuições, criamos um jogo didático baseado neste corpus e aplicamos com alunos do Ensino Médio. A avaliação é feita por meio de um questionário e os resultados destacam contribuições significativas em relação à revisão de conteúdos e potencial uso na elaboração de materiais didáticos baseado em corpus.
id UTFPR-7_236b9d8c2813b2923818068ac2a659f1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7499
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didáticoContributions and limitations of the computerized corpus usage for the production of didactic material for teaching chemistryQuímica - Química InorgânicaEnsino de química; Corpus; Jogo didático.Chemistry teaching; Corpus; Educational gameEste artigo apresenta considerações sobre o uso de um corpus computadorizado voltado para a produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem da Química. À luz dos pressupostos da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2006) e de ferramentas computacionais específicas (SPHINX, 2008), evidenciamos os procedimentos utilizados para compilação desse recurso. Com o objetivo de verificar suas contribuições, criamos um jogo didático baseado neste corpus e aplicamos com alunos do Ensino Médio. A avaliação é feita por meio de um questionário e os resultados destacam contribuições significativas em relação à revisão de conteúdos e potencial uso na elaboração de materiais didáticos baseado em corpus.This paper presents considerations about the use of a computerized corpus focused on the production of teaching materials for the teaching-learning of Chemistry. On the light of the theoretical approach of Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2004, 2006), and of specific computational tools (SPHINX, 2008), we present the procedures for compiling this resource. In order to verify the contributions, we created a educational game based on this corpus and applied with high school students. The evaluation is done through a questionnaire and the results highlight significant contributions regarding content revision of contents and potential use in the preparation of teaching materials based on corpus.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)IFAM- Bolsa de Iniciação CientíficaWeirich da Silva Coelho, Iandra Maria2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/749910.3895/rbect.v12n1.7499Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7499/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-19T18:16:21Zoai:periodicos.utfpr:article/7499Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-19T18:16:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático
Contributions and limitations of the computerized corpus usage for the production of didactic material for teaching chemistry
title O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático
spellingShingle O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático
Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
Química - Química Inorgânica
Ensino de química; Corpus; Jogo didático.
Chemistry teaching; Corpus; Educational game
title_short O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático
title_full O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático
title_fullStr O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático
title_full_unstemmed O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático
title_sort O uso de corpus no ensino da química: uma ferramenta para produção de material didático
author Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
author_facet Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IFAM- Bolsa de Iniciação Científica

dc.contributor.author.fl_str_mv Weirich da Silva Coelho, Iandra Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Química Inorgânica
Ensino de química; Corpus; Jogo didático.
Chemistry teaching; Corpus; Educational game
topic Química - Química Inorgânica
Ensino de química; Corpus; Jogo didático.
Chemistry teaching; Corpus; Educational game
description Este artigo apresenta considerações sobre o uso de um corpus computadorizado voltado para a produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem da Química. À luz dos pressupostos da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2006) e de ferramentas computacionais específicas (SPHINX, 2008), evidenciamos os procedimentos utilizados para compilação desse recurso. Com o objetivo de verificar suas contribuições, criamos um jogo didático baseado neste corpus e aplicamos com alunos do Ensino Médio. A avaliação é feita por meio de um questionário e os resultados destacam contribuições significativas em relação à revisão de conteúdos e potencial uso na elaboração de materiais didáticos baseado em corpus.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7499
10.3895/rbect.v12n1.7499
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7499
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n1.7499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7499/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871367110656