O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakuragui, Cassia Monica
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira, Couto Junior, Dilton Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se constitui numa proposta relevante para suscitar conjecturas sobre esta estrutura. Além disso, o texto visa refletir sobre  as contribuições da Pós-Graduação neste processo, por meio da atuação dos alunos que desenvolvem estágio de docência nos componentes curriculares do curso.
id UTFPR-7_23d597e8b837efc6f197923988914e95
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1973
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-GraduaçãoO objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se constitui numa proposta relevante para suscitar conjecturas sobre esta estrutura. Além disso, o texto visa refletir sobre  as contribuições da Pós-Graduação neste processo, por meio da atuação dos alunos que desenvolvem estágio de docência nos componentes curriculares do curso.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESSakuragui, Cassia MonicaNunes, Alexandre Pedro Selvatti FerreiraCouto Junior, Dilton Ribeiro2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/197310.3895/rbect.v9n2.1973Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973/pdfDireitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-21T22:21:47Zoai:periodicos.utfpr:article/1973Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-12-21T22:21:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
spellingShingle O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
Sakuragui, Cassia Monica
title_short O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_full O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_sort O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
author Sakuragui, Cassia Monica
author_facet Sakuragui, Cassia Monica
Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira
Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_role author
author2 Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira
Couto Junior, Dilton Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Sakuragui, Cassia Monica
Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira
Couto Junior, Dilton Ribeiro
description O objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se constitui numa proposta relevante para suscitar conjecturas sobre esta estrutura. Além disso, o texto visa refletir sobre  as contribuições da Pós-Graduação neste processo, por meio da atuação dos alunos que desenvolvem estágio de docência nos componentes curriculares do curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973
10.3895/rbect.v9n2.1973
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n2.1973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870011301888