Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lombardi, Geraldo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schulz, Harry Edmar, Navarro, Hélio Aparecido, Fontes, Sérgio Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1189
Resumo: A experiência mostra que, na mecânica dos fluidos, a totalidade dos autores consultados, quando apresentam, nas equações de força e quantidade de movimento para fluidos, a tensão s “dita normal”, eles a igualam a -p, ou seja, a pressão do fluido com sinal negativo. A Mecânica dos Fluidos usa definições básicas já consagradas na literatura, que estabelecem as propriedades s e p como grandezas escalares ao se analisar seu efeito sobre uma superfície. Assumir os sinais na igualdade s = -p equivale a atribuir a p uma propriedade vetorial de oposição a s, fato que, de forma desnecessária, contradiz a identidade de escalar do módulo de uma força, a Segunda e Terceira Leis de Newton e outras equações delas decorrentes. Neste trabalho demonstra-se que s = p (isto é, com sinal positivo) através de definições unívocas da mecânica dos fluidos. Este é um aspecto importante para os formadores de profissionais.
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