Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1189 |
Resumo: | A experiência mostra que, na mecânica dos fluidos, a totalidade dos autores consultados, quando apresentam, nas equações de força e quantidade de movimento para fluidos, a tensão s “dita normal”, eles a igualam a -p, ou seja, a pressão do fluido com sinal negativo. A Mecânica dos Fluidos usa definições básicas já consagradas na literatura, que estabelecem as propriedades s e p como grandezas escalares ao se analisar seu efeito sobre uma superfície. Assumir os sinais na igualdade s = -p equivale a atribuir a p uma propriedade vetorial de oposição a s, fato que, de forma desnecessária, contradiz a identidade de escalar do módulo de uma força, a Segunda e Terceira Leis de Newton e outras equações delas decorrentes. Neste trabalho demonstra-se que s = p (isto é, com sinal positivo) através de definições unívocas da mecânica dos fluidos. Este é um aspecto importante para os formadores de profissionais. |
id |
UTFPR-7_2e067dfe64c807f9356af34f0ac8f14d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1189 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! A experiência mostra que, na mecânica dos fluidos, a totalidade dos autores consultados, quando apresentam, nas equações de força e quantidade de movimento para fluidos, a tensão s “dita normal”, eles a igualam a -p, ou seja, a pressão do fluido com sinal negativo. A Mecânica dos Fluidos usa definições básicas já consagradas na literatura, que estabelecem as propriedades s e p como grandezas escalares ao se analisar seu efeito sobre uma superfície. Assumir os sinais na igualdade s = -p equivale a atribuir a p uma propriedade vetorial de oposição a s, fato que, de forma desnecessária, contradiz a identidade de escalar do módulo de uma força, a Segunda e Terceira Leis de Newton e outras equações delas decorrentes. Neste trabalho demonstra-se que s = p (isto é, com sinal positivo) através de definições unívocas da mecânica dos fluidos. Este é um aspecto importante para os formadores de profissionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FAPESP, CAPESLombardi, GeraldoSchulz, Harry EdmarNavarro, Hélio AparecidoFontes, Sérgio Rodrigues2013-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/118910.3895/S1982-873X2013000100006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1189/972Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:41Zoai:periodicos.utfpr:article/1189Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:41Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! |
title |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! |
spellingShingle |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! Lombardi, Geraldo |
title_short |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! |
title_full |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! |
title_fullStr |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! |
title_full_unstemmed |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! |
title_sort |
Ensinar Sigma=p ou Sigma =-p? – Eis a questão! |
author |
Lombardi, Geraldo |
author_facet |
Lombardi, Geraldo Schulz, Harry Edmar Navarro, Hélio Aparecido Fontes, Sérgio Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Schulz, Harry Edmar Navarro, Hélio Aparecido Fontes, Sérgio Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP, CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lombardi, Geraldo Schulz, Harry Edmar Navarro, Hélio Aparecido Fontes, Sérgio Rodrigues |
description |
A experiência mostra que, na mecânica dos fluidos, a totalidade dos autores consultados, quando apresentam, nas equações de força e quantidade de movimento para fluidos, a tensão s “dita normal”, eles a igualam a -p, ou seja, a pressão do fluido com sinal negativo. A Mecânica dos Fluidos usa definições básicas já consagradas na literatura, que estabelecem as propriedades s e p como grandezas escalares ao se analisar seu efeito sobre uma superfície. Assumir os sinais na igualdade s = -p equivale a atribuir a p uma propriedade vetorial de oposição a s, fato que, de forma desnecessária, contradiz a identidade de escalar do módulo de uma força, a Segunda e Terceira Leis de Newton e outras equações delas decorrentes. Neste trabalho demonstra-se que s = p (isto é, com sinal positivo) através de definições unívocas da mecânica dos fluidos. Este é um aspecto importante para os formadores de profissionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1189 10.3895/S1982-873X2013000100006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1189 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1189/972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130001 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869672611840 |