A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade discutir e apresentar as potencialidades que os ambientes virtuais proporcionam ao ensino presencial seja como ferramenta de apoio, seja como recurso de controle, interação e gerenciamento das atividades avaliativas. Esses recursos se tornam, a cada dia, mais eficazes devido à exigência de qualidade ditada pela ampliação dos cursos de ensino a distância. No entanto, os benefícios podem ser explorados também no ensino presencial com excelentes resultados, conforme pode ser observado no caso de estudo realizado no ensino médio integrado. Os estudantes têm um novo espaço para tirar dúvidas, participar de discussões e construir, seu próprio conhecimento, com o professor acompanhando a construção coletiva, norteando e envolvendo a turma. |
id |
UTFPR-7_333d30162cea2a4d86e529e4b8cf248d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1327 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básicaEste trabalho tem por finalidade discutir e apresentar as potencialidades que os ambientes virtuais proporcionam ao ensino presencial seja como ferramenta de apoio, seja como recurso de controle, interação e gerenciamento das atividades avaliativas. Esses recursos se tornam, a cada dia, mais eficazes devido à exigência de qualidade ditada pela ampliação dos cursos de ensino a distância. No entanto, os benefícios podem ser explorados também no ensino presencial com excelentes resultados, conforme pode ser observado no caso de estudo realizado no ensino médio integrado. Os estudantes têm um novo espaço para tirar dúvidas, participar de discussões e construir, seu próprio conhecimento, com o professor acompanhando a construção coletiva, norteando e envolvendo a turma.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPQ, CAPESdos Santos, Washington RomãoTocseck, JonathanGimenes, Solange Sardi2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/132710.3895/S1982-873X2014000100006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327/1224https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1327/226Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1327Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica |
title |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica |
spellingShingle |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica dos Santos, Washington Romão |
title_short |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica |
title_full |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica |
title_fullStr |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica |
title_full_unstemmed |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica |
title_sort |
A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica |
author |
dos Santos, Washington Romão |
author_facet |
dos Santos, Washington Romão Tocseck, Jonathan Gimenes, Solange Sardi |
author_role |
author |
author2 |
Tocseck, Jonathan Gimenes, Solange Sardi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ, CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Washington Romão Tocseck, Jonathan Gimenes, Solange Sardi |
description |
Este trabalho tem por finalidade discutir e apresentar as potencialidades que os ambientes virtuais proporcionam ao ensino presencial seja como ferramenta de apoio, seja como recurso de controle, interação e gerenciamento das atividades avaliativas. Esses recursos se tornam, a cada dia, mais eficazes devido à exigência de qualidade ditada pela ampliação dos cursos de ensino a distância. No entanto, os benefícios podem ser explorados também no ensino presencial com excelentes resultados, conforme pode ser observado no caso de estudo realizado no ensino médio integrado. Os estudantes têm um novo espaço para tirar dúvidas, participar de discussões e construir, seu próprio conhecimento, com o professor acompanhando a construção coletiva, norteando e envolvendo a turma. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327 10.3895/S1982-873X2014000100006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2014000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327/1224 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1327/226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870968651776 |