A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Washington Romão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tocseck, Jonathan, Gimenes, Solange Sardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327
Resumo: Este trabalho tem por finalidade discutir e apresentar as potencialidades que os ambientes virtuais proporcionam ao ensino presencial seja como ferramenta de apoio, seja como recurso de controle, interação e gerenciamento das atividades avaliativas. Esses recursos se tornam, a cada dia, mais eficazes devido à exigência de qualidade ditada pela ampliação dos cursos de ensino a distância. No entanto, os benefícios podem ser explorados também no ensino presencial com excelentes resultados, conforme pode ser observado no caso de estudo realizado no ensino médio integrado. Os estudantes têm um novo espaço para tirar dúvidas, participar de discussões e construir, seu próprio conhecimento, com o professor acompanhando a construção coletiva, norteando e envolvendo a turma.
id UTFPR-7_333d30162cea2a4d86e529e4b8cf248d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1327
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básicaEste trabalho tem por finalidade discutir e apresentar as potencialidades que os ambientes virtuais proporcionam ao ensino presencial seja como ferramenta de apoio, seja como recurso de controle, interação e gerenciamento das atividades avaliativas. Esses recursos se tornam, a cada dia, mais eficazes devido à exigência de qualidade ditada pela ampliação dos cursos de ensino a distância. No entanto, os benefícios podem ser explorados também no ensino presencial com excelentes resultados, conforme pode ser observado no caso de estudo realizado no ensino médio integrado. Os estudantes têm um novo espaço para tirar dúvidas, participar de discussões e construir, seu próprio conhecimento, com o professor acompanhando a construção coletiva, norteando e envolvendo a turma.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPQ, CAPESdos Santos, Washington RomãoTocseck, JonathanGimenes, Solange Sardi2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/132710.3895/S1982-873X2014000100006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327/1224https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1327/226Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1327Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
title A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
spellingShingle A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
dos Santos, Washington Romão
title_short A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
title_full A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
title_fullStr A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
title_full_unstemmed A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
title_sort A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica
author dos Santos, Washington Romão
author_facet dos Santos, Washington Romão
Tocseck, Jonathan
Gimenes, Solange Sardi
author_role author
author2 Tocseck, Jonathan
Gimenes, Solange Sardi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ, CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Washington Romão
Tocseck, Jonathan
Gimenes, Solange Sardi
description Este trabalho tem por finalidade discutir e apresentar as potencialidades que os ambientes virtuais proporcionam ao ensino presencial seja como ferramenta de apoio, seja como recurso de controle, interação e gerenciamento das atividades avaliativas. Esses recursos se tornam, a cada dia, mais eficazes devido à exigência de qualidade ditada pela ampliação dos cursos de ensino a distância. No entanto, os benefícios podem ser explorados também no ensino presencial com excelentes resultados, conforme pode ser observado no caso de estudo realizado no ensino médio integrado. Os estudantes têm um novo espaço para tirar dúvidas, participar de discussões e construir, seu próprio conhecimento, com o professor acompanhando a construção coletiva, norteando e envolvendo a turma.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327
10.3895/S1982-873X2014000100006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1327/1224
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1327/226
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870968651776