Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Monteiro, Eduardo Lemes, Camargo Filho, Paulo Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631
Resumo: O artigo apresenta um panorama geral sobre Ensino de Ciência na abordagem de Alfabetização Científica e uma análise minuciosa sobre os dados da avaliação do nível de Alfabetização Científica de trinta alunos. Para fins analíticos, os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro com quinze alunos do terceiro ano do ensino médio; e o segundo grupo com quinze alunos do curso de ensino superior séries iniciais na disciplina de Química Geral. O instrumento utilizado para realizar essa avaliação foi o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), criado e validado por Laugksch e Spargo (1996). Os resultados desse estudo contribuem para uma reflexão acerca de que a Alfabetização Científica ainda está ocorrendo ao longo da formação inicial e continuada de professores além da proposta curricular da disciplina de ensino de ciências.
id UTFPR-7_33b5984cf35ef6a2bd12adb41971111c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5631
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superiorDetermination of scientific literacy level final stage students of primary school and initial stage of higher education9.05.00.00-8Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de AlfabetizaçãoScientific literacy; Science education; Literacy levelO artigo apresenta um panorama geral sobre Ensino de Ciência na abordagem de Alfabetização Científica e uma análise minuciosa sobre os dados da avaliação do nível de Alfabetização Científica de trinta alunos. Para fins analíticos, os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro com quinze alunos do terceiro ano do ensino médio; e o segundo grupo com quinze alunos do curso de ensino superior séries iniciais na disciplina de Química Geral. O instrumento utilizado para realizar essa avaliação foi o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), criado e validado por Laugksch e Spargo (1996). Os resultados desse estudo contribuem para uma reflexão acerca de que a Alfabetização Científica ainda está ocorrendo ao longo da formação inicial e continuada de professores além da proposta curricular da disciplina de ensino de ciências.The paper presents an overview of Science Education in Scientific Literacy approach and a study on the evaluation of the results of scientific literacy level of thirty students divided into two groups , one with 15 students of the third year of high school ; and fifteen other students from the higher initial series education course in general chemistry course. The instrument used to perform this assessment was the Scientific Literacy Test Basic (TACB), created and validated by Laugksch and Spargo (1996). Data analysis contributes to a reflection about the Scientific Literacy is still occurring along the initial and continuing teacher education beyond the curriculum proposal of science education discipline.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gresczysczyn, Marcella Cristyanne ComarMonteiro, Eduardo LemesCamargo Filho, Paulo Sérgio2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/563110.3895/rbect.v11n1.5631Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:55:37Zoai:periodicos.utfpr:article/5631Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:55:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
Determination of scientific literacy level final stage students of primary school and initial stage of higher education
title Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
spellingShingle Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
9.05.00.00-8
Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de Alfabetização
Scientific literacy; Science education; Literacy level
title_short Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
title_full Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
title_fullStr Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
title_full_unstemmed Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
title_sort Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
author Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
author_facet Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
Monteiro, Eduardo Lemes
Camargo Filho, Paulo Sérgio
author_role author
author2 Monteiro, Eduardo Lemes
Camargo Filho, Paulo Sérgio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
Monteiro, Eduardo Lemes
Camargo Filho, Paulo Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv 9.05.00.00-8
Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de Alfabetização
Scientific literacy; Science education; Literacy level
topic 9.05.00.00-8
Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de Alfabetização
Scientific literacy; Science education; Literacy level
description O artigo apresenta um panorama geral sobre Ensino de Ciência na abordagem de Alfabetização Científica e uma análise minuciosa sobre os dados da avaliação do nível de Alfabetização Científica de trinta alunos. Para fins analíticos, os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro com quinze alunos do terceiro ano do ensino médio; e o segundo grupo com quinze alunos do curso de ensino superior séries iniciais na disciplina de Química Geral. O instrumento utilizado para realizar essa avaliação foi o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), criado e validado por Laugksch e Spargo (1996). Os resultados desse estudo contribuem para uma reflexão acerca de que a Alfabetização Científica ainda está ocorrendo ao longo da formação inicial e continuada de professores além da proposta curricular da disciplina de ensino de ciências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631
10.3895/rbect.v11n1.5631
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n1.5631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869683097600