Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631 |
Resumo: | O artigo apresenta um panorama geral sobre Ensino de Ciência na abordagem de Alfabetização Científica e uma análise minuciosa sobre os dados da avaliação do nível de Alfabetização Científica de trinta alunos. Para fins analíticos, os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro com quinze alunos do terceiro ano do ensino médio; e o segundo grupo com quinze alunos do curso de ensino superior séries iniciais na disciplina de Química Geral. O instrumento utilizado para realizar essa avaliação foi o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), criado e validado por Laugksch e Spargo (1996). Os resultados desse estudo contribuem para uma reflexão acerca de que a Alfabetização Científica ainda está ocorrendo ao longo da formação inicial e continuada de professores além da proposta curricular da disciplina de ensino de ciências. |
id |
UTFPR-7_33b5984cf35ef6a2bd12adb41971111c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5631 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superiorDetermination of scientific literacy level final stage students of primary school and initial stage of higher education9.05.00.00-8Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de AlfabetizaçãoScientific literacy; Science education; Literacy levelO artigo apresenta um panorama geral sobre Ensino de Ciência na abordagem de Alfabetização Científica e uma análise minuciosa sobre os dados da avaliação do nível de Alfabetização Científica de trinta alunos. Para fins analíticos, os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro com quinze alunos do terceiro ano do ensino médio; e o segundo grupo com quinze alunos do curso de ensino superior séries iniciais na disciplina de Química Geral. O instrumento utilizado para realizar essa avaliação foi o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), criado e validado por Laugksch e Spargo (1996). Os resultados desse estudo contribuem para uma reflexão acerca de que a Alfabetização Científica ainda está ocorrendo ao longo da formação inicial e continuada de professores além da proposta curricular da disciplina de ensino de ciências.The paper presents an overview of Science Education in Scientific Literacy approach and a study on the evaluation of the results of scientific literacy level of thirty students divided into two groups , one with 15 students of the third year of high school ; and fifteen other students from the higher initial series education course in general chemistry course. The instrument used to perform this assessment was the Scientific Literacy Test Basic (TACB), created and validated by Laugksch and Spargo (1996). Data analysis contributes to a reflection about the Scientific Literacy is still occurring along the initial and continuing teacher education beyond the curriculum proposal of science education discipline.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gresczysczyn, Marcella Cristyanne ComarMonteiro, Eduardo LemesCamargo Filho, Paulo Sérgio2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/563110.3895/rbect.v11n1.5631Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:55:37Zoai:periodicos.utfpr:article/5631Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:55:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior Determination of scientific literacy level final stage students of primary school and initial stage of higher education |
title |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior |
spellingShingle |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar 9.05.00.00-8 Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de Alfabetização Scientific literacy; Science education; Literacy level |
title_short |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior |
title_full |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior |
title_fullStr |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior |
title_sort |
Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior |
author |
Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar |
author_facet |
Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar Monteiro, Eduardo Lemes Camargo Filho, Paulo Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Eduardo Lemes Camargo Filho, Paulo Sérgio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar Monteiro, Eduardo Lemes Camargo Filho, Paulo Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
9.05.00.00-8 Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de Alfabetização Scientific literacy; Science education; Literacy level |
topic |
9.05.00.00-8 Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de Alfabetização Scientific literacy; Science education; Literacy level |
description |
O artigo apresenta um panorama geral sobre Ensino de Ciência na abordagem de Alfabetização Científica e uma análise minuciosa sobre os dados da avaliação do nível de Alfabetização Científica de trinta alunos. Para fins analíticos, os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro com quinze alunos do terceiro ano do ensino médio; e o segundo grupo com quinze alunos do curso de ensino superior séries iniciais na disciplina de Química Geral. O instrumento utilizado para realizar essa avaliação foi o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), criado e validado por Laugksch e Spargo (1996). Os resultados desse estudo contribuem para uma reflexão acerca de que a Alfabetização Científica ainda está ocorrendo ao longo da formação inicial e continuada de professores além da proposta curricular da disciplina de ensino de ciências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631 10.3895/rbect.v11n1.5631 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n1.5631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5631/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869683097600 |