Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hipótese de que esta tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja a coleta e análise de dados baseou-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de Libras para ouvintes e refletir sobre a utilização da Plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda. |
id |
UTFPR-7_356fe7041f2ed111a0fa48db5639ae62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9702 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de casoThe Moodle platform use for evaluation in Libras discipline for listeners in university: a case studyLinguagem e cogniçãoAvaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surdaEvaluation; Moodle platform; Libras; Deaf cultureEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hipótese de que esta tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja a coleta e análise de dados baseou-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de Libras para ouvintes e refletir sobre a utilização da Plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda. This article presents a case study about the evaluation process using the Moodle Platform in the teaching of the Brazilian Sign Language (Libras) in the Biological Sciences Degree course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná from Dois Vizinhos - Paraná. The research was based on the hypothesis that this technology contributes in a positive way for the insertion of listeners in the deaf culture. It is a qualitative research whose data collection and analysis was based on a questionnaire, composed by objective and subjective questions, as well as on the grades obtained by the students in the subject in question. We sought to contextualize evaluation in the teaching of Libras for listeners and to reflect on the use of the Moodle Platform as an effective instrument of evaluation since it privileges the visual aspect of the communication contemplated in the deaf culture.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gonçalves, Franciane Braga MachadoAndrade, Renan de BastosSzmoski, Romeu Miqueiasde Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/970210.3895/rbect.v12n1.9702Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/1262https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/Carta%20de%20submiss%C3%A3o%20com%20assinaturasDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:22:34Zoai:periodicos.utfpr:article/9702Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:22:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso The Moodle platform use for evaluation in Libras discipline for listeners in university: a case study |
title |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso |
spellingShingle |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso Gonçalves, Franciane Braga Machado Linguagem e cognição Avaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surda Evaluation; Moodle platform; Libras; Deaf culture |
title_short |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso |
title_full |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso |
title_fullStr |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso |
title_sort |
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso |
author |
Gonçalves, Franciane Braga Machado |
author_facet |
Gonçalves, Franciane Braga Machado Andrade, Renan de Bastos Szmoski, Romeu Miqueias de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Renan de Bastos Szmoski, Romeu Miqueias de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Franciane Braga Machado Andrade, Renan de Bastos Szmoski, Romeu Miqueias de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem e cognição Avaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surda Evaluation; Moodle platform; Libras; Deaf culture |
topic |
Linguagem e cognição Avaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surda Evaluation; Moodle platform; Libras; Deaf culture |
description |
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hipótese de que esta tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja a coleta e análise de dados baseou-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de Libras para ouvintes e refletir sobre a utilização da Plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702 10.3895/rbect.v12n1.9702 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n1.9702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/1262 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/Carta%20de%20submiss%C3%A3o%20com%20assinaturas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871778152448 |