Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Franciane Braga Machado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Renan de Bastos, Szmoski, Romeu Miqueias, de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hipótese de que esta tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja a coleta e análise de dados baseou-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de Libras para ouvintes e refletir sobre a utilização da Plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda. 
id UTFPR-7_356fe7041f2ed111a0fa48db5639ae62
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9702
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de casoThe Moodle platform use for evaluation in Libras discipline for listeners in university: a case studyLinguagem e cogniçãoAvaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surdaEvaluation; Moodle platform; Libras; Deaf cultureEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hipótese de que esta tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja a coleta e análise de dados baseou-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de Libras para ouvintes e refletir sobre a utilização da Plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda. This article presents a case study about the evaluation process using the Moodle Platform in the teaching of the Brazilian Sign Language (Libras) in the Biological Sciences Degree course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná from Dois Vizinhos - Paraná. The research was based on the hypothesis that this technology contributes in a positive way for the insertion of listeners in the deaf culture. It is a qualitative research whose data collection and analysis was based on a questionnaire, composed by objective and subjective questions, as well as on the grades obtained by the students in the subject in question. We sought to contextualize evaluation in the teaching of Libras for listeners and to reflect on the use of the Moodle Platform as an effective instrument of evaluation since it privileges the visual aspect of the communication contemplated in the deaf culture.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gonçalves, Franciane Braga MachadoAndrade, Renan de BastosSzmoski, Romeu Miqueiasde Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/970210.3895/rbect.v12n1.9702Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/1262https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/Carta%20de%20submiss%C3%A3o%20com%20assinaturasDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:22:34Zoai:periodicos.utfpr:article/9702Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:22:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
The Moodle platform use for evaluation in Libras discipline for listeners in university: a case study
title Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
spellingShingle Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
Gonçalves, Franciane Braga Machado
Linguagem e cognição
Avaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surda
Evaluation; Moodle platform; Libras; Deaf culture
title_short Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_full Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_fullStr Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_full_unstemmed Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_sort Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
author Gonçalves, Franciane Braga Machado
author_facet Gonçalves, Franciane Braga Machado
Andrade, Renan de Bastos
Szmoski, Romeu Miqueias
de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila
author_role author
author2 Andrade, Renan de Bastos
Szmoski, Romeu Miqueias
de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Franciane Braga Machado
Andrade, Renan de Bastos
Szmoski, Romeu Miqueias
de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e cognição
Avaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surda
Evaluation; Moodle platform; Libras; Deaf culture
topic Linguagem e cognição
Avaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surda
Evaluation; Moodle platform; Libras; Deaf culture
description Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hipótese de que esta tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja a coleta e análise de dados baseou-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de Libras para ouvintes e refletir sobre a utilização da Plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702
10.3895/rbect.v12n1.9702
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n1.9702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/1262
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/Carta%20de%20submiss%C3%A3o%20com%20assinaturas
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871778152448