O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria da Luz Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, James da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177
Resumo: Nos últimos anos a educação à distância - EAD, vem sendo gradativamente difundida como modalidade de ensino de qualidade na maioria dos contextos escolares. A mesma se bem estruturada torna-se uma grande intermediadora na forma de fazer ensino. A EAD, para ser efetivada em sua totalidade necessita de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA atrativo e funcional, o Modular Object?Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle conta com essas características e outros atrativos que faz com que diversos cursos online, o adotem. O presente trabalho se propôs a investigar como o Moodle tem contribuído para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras ministrados na modalidade EAD como disciplina curricular a nível de graduação em licenciatura, pois o Decreto Nº 5626/05 menciona que a Libras deve estar inserida em todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento como uma disciplina curricular. O presente trabalho se pautará em trabalhos já realizados com a ferramenta e, assim, verificar como ela tem contribuído para o ensino aprendizagem da Libras. Podendo concluir que o uso do AVA Moodle para o ensino de Libras tem se configurado como alternativa interessante e dinâmica por possibilitar muitos meios para o ensino-aprendizagem dessa língua caracterizada como espaço visual.  
id VERACRUZ-0_df2b37962b12f7453ab2de4b2ed1754e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5177
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – LibrasMoodleEnsinoLibras.Nos últimos anos a educação à distância - EAD, vem sendo gradativamente difundida como modalidade de ensino de qualidade na maioria dos contextos escolares. A mesma se bem estruturada torna-se uma grande intermediadora na forma de fazer ensino. A EAD, para ser efetivada em sua totalidade necessita de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA atrativo e funcional, o Modular Object?Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle conta com essas características e outros atrativos que faz com que diversos cursos online, o adotem. O presente trabalho se propôs a investigar como o Moodle tem contribuído para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras ministrados na modalidade EAD como disciplina curricular a nível de graduação em licenciatura, pois o Decreto Nº 5626/05 menciona que a Libras deve estar inserida em todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento como uma disciplina curricular. O presente trabalho se pautará em trabalhos já realizados com a ferramenta e, assim, verificar como ela tem contribuído para o ensino aprendizagem da Libras. Podendo concluir que o uso do AVA Moodle para o ensino de Libras tem se configurado como alternativa interessante e dinâmica por possibilitar muitos meios para o ensino-aprendizagem dessa língua caracterizada como espaço visual.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/517710.34117/bjdv5n12-057.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28855-28864Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28855-28864Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28855-288642525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177/4732Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Maria da Luz OliveiraDias, James da Luz2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5177Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:11.247415Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
title O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
spellingShingle O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
Dias, Maria da Luz Oliveira
Moodle
Ensino
Libras.
title_short O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
title_full O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
title_fullStr O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
title_full_unstemmed O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
title_sort O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
author Dias, Maria da Luz Oliveira
author_facet Dias, Maria da Luz Oliveira
Dias, James da Luz
author_role author
author2 Dias, James da Luz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria da Luz Oliveira
Dias, James da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle
Ensino
Libras.
topic Moodle
Ensino
Libras.
description Nos últimos anos a educação à distância - EAD, vem sendo gradativamente difundida como modalidade de ensino de qualidade na maioria dos contextos escolares. A mesma se bem estruturada torna-se uma grande intermediadora na forma de fazer ensino. A EAD, para ser efetivada em sua totalidade necessita de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA atrativo e funcional, o Modular Object?Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle conta com essas características e outros atrativos que faz com que diversos cursos online, o adotem. O presente trabalho se propôs a investigar como o Moodle tem contribuído para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras ministrados na modalidade EAD como disciplina curricular a nível de graduação em licenciatura, pois o Decreto Nº 5626/05 menciona que a Libras deve estar inserida em todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento como uma disciplina curricular. O presente trabalho se pautará em trabalhos já realizados com a ferramenta e, assim, verificar como ela tem contribuído para o ensino aprendizagem da Libras. Podendo concluir que o uso do AVA Moodle para o ensino de Libras tem se configurado como alternativa interessante e dinâmica por possibilitar muitos meios para o ensino-aprendizagem dessa língua caracterizada como espaço visual.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177
10.34117/bjdv5n12-057.
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-057.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177/4732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28855-28864
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28855-28864
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28855-28864
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645432476139520