O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177 |
Resumo: | Nos últimos anos a educação à distância - EAD, vem sendo gradativamente difundida como modalidade de ensino de qualidade na maioria dos contextos escolares. A mesma se bem estruturada torna-se uma grande intermediadora na forma de fazer ensino. A EAD, para ser efetivada em sua totalidade necessita de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA atrativo e funcional, o Modular Object?Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle conta com essas características e outros atrativos que faz com que diversos cursos online, o adotem. O presente trabalho se propôs a investigar como o Moodle tem contribuído para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras ministrados na modalidade EAD como disciplina curricular a nível de graduação em licenciatura, pois o Decreto Nº 5626/05 menciona que a Libras deve estar inserida em todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento como uma disciplina curricular. O presente trabalho se pautará em trabalhos já realizados com a ferramenta e, assim, verificar como ela tem contribuído para o ensino aprendizagem da Libras. Podendo concluir que o uso do AVA Moodle para o ensino de Libras tem se configurado como alternativa interessante e dinâmica por possibilitar muitos meios para o ensino-aprendizagem dessa língua caracterizada como espaço visual. |
id |
VERACRUZ-0_df2b37962b12f7453ab2de4b2ed1754e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5177 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – LibrasMoodleEnsinoLibras.Nos últimos anos a educação à distância - EAD, vem sendo gradativamente difundida como modalidade de ensino de qualidade na maioria dos contextos escolares. A mesma se bem estruturada torna-se uma grande intermediadora na forma de fazer ensino. A EAD, para ser efetivada em sua totalidade necessita de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA atrativo e funcional, o Modular Object?Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle conta com essas características e outros atrativos que faz com que diversos cursos online, o adotem. O presente trabalho se propôs a investigar como o Moodle tem contribuído para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras ministrados na modalidade EAD como disciplina curricular a nível de graduação em licenciatura, pois o Decreto Nº 5626/05 menciona que a Libras deve estar inserida em todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento como uma disciplina curricular. O presente trabalho se pautará em trabalhos já realizados com a ferramenta e, assim, verificar como ela tem contribuído para o ensino aprendizagem da Libras. Podendo concluir que o uso do AVA Moodle para o ensino de Libras tem se configurado como alternativa interessante e dinâmica por possibilitar muitos meios para o ensino-aprendizagem dessa língua caracterizada como espaço visual. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/517710.34117/bjdv5n12-057.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28855-28864Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28855-28864Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28855-288642525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177/4732Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Maria da Luz OliveiraDias, James da Luz2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5177Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:11.247415Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras |
title |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras |
spellingShingle |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras Dias, Maria da Luz Oliveira Moodle Ensino Libras. |
title_short |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras |
title_full |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras |
title_fullStr |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras |
title_full_unstemmed |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras |
title_sort |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aliado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras |
author |
Dias, Maria da Luz Oliveira |
author_facet |
Dias, Maria da Luz Oliveira Dias, James da Luz |
author_role |
author |
author2 |
Dias, James da Luz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria da Luz Oliveira Dias, James da Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moodle Ensino Libras. |
topic |
Moodle Ensino Libras. |
description |
Nos últimos anos a educação à distância - EAD, vem sendo gradativamente difundida como modalidade de ensino de qualidade na maioria dos contextos escolares. A mesma se bem estruturada torna-se uma grande intermediadora na forma de fazer ensino. A EAD, para ser efetivada em sua totalidade necessita de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA atrativo e funcional, o Modular Object?Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle conta com essas características e outros atrativos que faz com que diversos cursos online, o adotem. O presente trabalho se propôs a investigar como o Moodle tem contribuído para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras ministrados na modalidade EAD como disciplina curricular a nível de graduação em licenciatura, pois o Decreto Nº 5626/05 menciona que a Libras deve estar inserida em todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento como uma disciplina curricular. O presente trabalho se pautará em trabalhos já realizados com a ferramenta e, assim, verificar como ela tem contribuído para o ensino aprendizagem da Libras. Podendo concluir que o uso do AVA Moodle para o ensino de Libras tem se configurado como alternativa interessante e dinâmica por possibilitar muitos meios para o ensino-aprendizagem dessa língua caracterizada como espaço visual. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177 10.34117/bjdv5n12-057. |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-057. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5177/4732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28855-28864 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28855-28864 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28855-28864 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645432476139520 |