A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Virginia Ostroski
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687
Resumo: Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminho, haverá uma discussão inicial que pretende situar a Teoria da Complexidade, pautada no pensamento de Edgar Morin, epistemólogo, expoente na estruturação deste campo de conhecimento há aproximadamente quatro décadas. Como continuidade da discussão proposta, será abordada a relação do ensino de ciência e tecnologia e sua complexidade. Fundamentalmente neste estudo, a busca da aproximação entre a perspectiva da complexidade e o campo da ciência e tecnologia serve para ampliar as questões que desafiam os rumos do conhecimento científico e tecnológico das décadas iniciais do século XXI, repletas de possibilidades e, ao mesmo tempo, com dilemas éticos e sociais que precisam ser superados para democratizar e socializar tais conhecimentos. 
id UTFPR-7_3f17841de2421ff1b2d5a1ff95846f73
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5687
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologiaeducação; ensino-aprendizagemComplexidade; Ensino de Ciência e Tecnologia; Edgar Morin.Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminho, haverá uma discussão inicial que pretende situar a Teoria da Complexidade, pautada no pensamento de Edgar Morin, epistemólogo, expoente na estruturação deste campo de conhecimento há aproximadamente quatro décadas. Como continuidade da discussão proposta, será abordada a relação do ensino de ciência e tecnologia e sua complexidade. Fundamentalmente neste estudo, a busca da aproximação entre a perspectiva da complexidade e o campo da ciência e tecnologia serve para ampliar as questões que desafiam os rumos do conhecimento científico e tecnológico das décadas iniciais do século XXI, repletas de possibilidades e, ao mesmo tempo, com dilemas éticos e sociais que precisam ser superados para democratizar e socializar tais conhecimentos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Salles, Virginia OstroskiMatos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/568710.3895/rbect.v10n1.5687Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5687Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
spellingShingle A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
Salles, Virginia Ostroski
educação; ensino-aprendizagem
Complexidade; Ensino de Ciência e Tecnologia; Edgar Morin.
title_short A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_full A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_fullStr A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_full_unstemmed A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
title_sort A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia
author Salles, Virginia Ostroski
author_facet Salles, Virginia Ostroski
Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de
author_role author
author2 Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Virginia Ostroski
Matos, Eloiza Aparecida Silva Ávila de
dc.subject.por.fl_str_mv educação; ensino-aprendizagem
Complexidade; Ensino de Ciência e Tecnologia; Edgar Morin.
topic educação; ensino-aprendizagem
Complexidade; Ensino de Ciência e Tecnologia; Edgar Morin.
description Este estudo apresenta um panorama da Teoria da Complexidade no contexto do ensino da ciência e tecnologia, visando contribuir nas reflexões teóricas acerca do tema. A opção metodológica é de caráter aplicado e descritivo, por promover justamente a discussão teórico-reflexiva em questão. Neste caminho, haverá uma discussão inicial que pretende situar a Teoria da Complexidade, pautada no pensamento de Edgar Morin, epistemólogo, expoente na estruturação deste campo de conhecimento há aproximadamente quatro décadas. Como continuidade da discussão proposta, será abordada a relação do ensino de ciência e tecnologia e sua complexidade. Fundamentalmente neste estudo, a busca da aproximação entre a perspectiva da complexidade e o campo da ciência e tecnologia serve para ampliar as questões que desafiam os rumos do conhecimento científico e tecnológico das décadas iniciais do século XXI, repletas de possibilidades e, ao mesmo tempo, com dilemas éticos e sociais que precisam ser superados para democratizar e socializar tais conhecimentos. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687
10.3895/rbect.v10n1.5687
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n1.5687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870977040384