A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felcher, Carla Denize Ott
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bierhalz, Crisna Daniela Krause, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557
Resumo: Este artigo objetiva compreender a influência da utilização de vídeos educacionais do YouTube no processo de formação inicial de professores. A metodologia empregada foi qualitativa, através de questionário misto respondido por 153 acadêmicos de Universidades Públicas do Rio Grande do Sul. Sendo 75 licenciandos do Curso de Ciências da Natureza, 33 do Curso de Educação Física e 45 do Curso de Matemática. Os dados produzidos foram apresentados em gráficos, tabelas e nuvens de palavras e apontam que a grande maioria dos acadêmicos assistem vídeos educacionais do YouTube, sendo o curso de Matemática o que lidera a pesquisa e, também, esse curso assiste a maior quantidade de vídeos no semestre. Os acadêmicos buscam os vídeos principalmente para esclarecer dúvidas e mais de 91% consideram esta plataforma importante na formação. Conclui-se que os vídeos fazem parte da experiência formativa das três Licenciaturas investigadas, fato que merece atenção e discussão.
id UTFPR-7_3fdf8e6df5a111e89ae4352144cedb05
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9557
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professoresThe importance of YouTube educational videos in initial teacher trainingensino: tecnologias digitaisVídeos educacionais do YouTube; Formação inicial de professores; Tecnologias DigitaisYouTube educational videos; Initial teacher training; Digital TechnologiesEste artigo objetiva compreender a influência da utilização de vídeos educacionais do YouTube no processo de formação inicial de professores. A metodologia empregada foi qualitativa, através de questionário misto respondido por 153 acadêmicos de Universidades Públicas do Rio Grande do Sul. Sendo 75 licenciandos do Curso de Ciências da Natureza, 33 do Curso de Educação Física e 45 do Curso de Matemática. Os dados produzidos foram apresentados em gráficos, tabelas e nuvens de palavras e apontam que a grande maioria dos acadêmicos assistem vídeos educacionais do YouTube, sendo o curso de Matemática o que lidera a pesquisa e, também, esse curso assiste a maior quantidade de vídeos no semestre. Os acadêmicos buscam os vídeos principalmente para esclarecer dúvidas e mais de 91% consideram esta plataforma importante na formação. Conclui-se que os vídeos fazem parte da experiência formativa das três Licenciaturas investigadas, fato que merece atenção e discussão.This article aims to understand the influence of using YouTube educational videos in the initial teacher education process. The methodology used was qualitative through a mixed questionnaire answered by 153 academics of Public Universities of Rio Grande do Sul. Being 75 graduates of the Nature Science Course, 33 of the Physical Education Course and 45 of the Mathematics Course. The data produced were presented in graphs, tables and clouds of words and indicate that the vast majority of academics watch YouTube educational videos, with the Mathematics course leading the research, and also this course watches the largest number of videos in the half. Academics seek videos mainly to clarify doubts and more than 91% consider this platform important in training. It is concluded that the videos are part of the formative experience of the three undergraduate studies, fact that deserves attention and discussion.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Felcher, Carla Denize OttBierhalz, Crisna Daniela KrauseFolmer, Vanderlei2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/955710.3895/rbect.v13n2.9557Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:54Zoai:periodicos.utfpr:article/9557Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
The importance of YouTube educational videos in initial teacher training
title A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
spellingShingle A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
Felcher, Carla Denize Ott
ensino: tecnologias digitais
Vídeos educacionais do YouTube; Formação inicial de professores; Tecnologias Digitais
YouTube educational videos; Initial teacher training; Digital Technologies
title_short A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
title_full A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
title_fullStr A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
title_full_unstemmed A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
title_sort A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
author Felcher, Carla Denize Ott
author_facet Felcher, Carla Denize Ott
Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Folmer, Vanderlei
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Felcher, Carla Denize Ott
Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv ensino: tecnologias digitais
Vídeos educacionais do YouTube; Formação inicial de professores; Tecnologias Digitais
YouTube educational videos; Initial teacher training; Digital Technologies
topic ensino: tecnologias digitais
Vídeos educacionais do YouTube; Formação inicial de professores; Tecnologias Digitais
YouTube educational videos; Initial teacher training; Digital Technologies
description Este artigo objetiva compreender a influência da utilização de vídeos educacionais do YouTube no processo de formação inicial de professores. A metodologia empregada foi qualitativa, através de questionário misto respondido por 153 acadêmicos de Universidades Públicas do Rio Grande do Sul. Sendo 75 licenciandos do Curso de Ciências da Natureza, 33 do Curso de Educação Física e 45 do Curso de Matemática. Os dados produzidos foram apresentados em gráficos, tabelas e nuvens de palavras e apontam que a grande maioria dos acadêmicos assistem vídeos educacionais do YouTube, sendo o curso de Matemática o que lidera a pesquisa e, também, esse curso assiste a maior quantidade de vídeos no semestre. Os acadêmicos buscam os vídeos principalmente para esclarecer dúvidas e mais de 91% consideram esta plataforma importante na formação. Conclui-se que os vídeos fazem parte da experiência formativa das três Licenciaturas investigadas, fato que merece atenção e discussão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557
10.3895/rbect.v13n2.9557
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n2.9557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701814953738240