A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender a influência da utilização de vídeos educacionais do YouTube no processo de formação inicial de professores. A metodologia empregada foi qualitativa, através de questionário misto respondido por 153 acadêmicos de Universidades Públicas do Rio Grande do Sul. Sendo 75 licenciandos do Curso de Ciências da Natureza, 33 do Curso de Educação Física e 45 do Curso de Matemática. Os dados produzidos foram apresentados em gráficos, tabelas e nuvens de palavras e apontam que a grande maioria dos acadêmicos assistem vídeos educacionais do YouTube, sendo o curso de Matemática o que lidera a pesquisa e, também, esse curso assiste a maior quantidade de vídeos no semestre. Os acadêmicos buscam os vídeos principalmente para esclarecer dúvidas e mais de 91% consideram esta plataforma importante na formação. Conclui-se que os vídeos fazem parte da experiência formativa das três Licenciaturas investigadas, fato que merece atenção e discussão. |
id |
UTFPR-7_3fdf8e6df5a111e89ae4352144cedb05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9557 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professoresThe importance of YouTube educational videos in initial teacher trainingensino: tecnologias digitaisVídeos educacionais do YouTube; Formação inicial de professores; Tecnologias DigitaisYouTube educational videos; Initial teacher training; Digital TechnologiesEste artigo objetiva compreender a influência da utilização de vídeos educacionais do YouTube no processo de formação inicial de professores. A metodologia empregada foi qualitativa, através de questionário misto respondido por 153 acadêmicos de Universidades Públicas do Rio Grande do Sul. Sendo 75 licenciandos do Curso de Ciências da Natureza, 33 do Curso de Educação Física e 45 do Curso de Matemática. Os dados produzidos foram apresentados em gráficos, tabelas e nuvens de palavras e apontam que a grande maioria dos acadêmicos assistem vídeos educacionais do YouTube, sendo o curso de Matemática o que lidera a pesquisa e, também, esse curso assiste a maior quantidade de vídeos no semestre. Os acadêmicos buscam os vídeos principalmente para esclarecer dúvidas e mais de 91% consideram esta plataforma importante na formação. Conclui-se que os vídeos fazem parte da experiência formativa das três Licenciaturas investigadas, fato que merece atenção e discussão.This article aims to understand the influence of using YouTube educational videos in the initial teacher education process. The methodology used was qualitative through a mixed questionnaire answered by 153 academics of Public Universities of Rio Grande do Sul. Being 75 graduates of the Nature Science Course, 33 of the Physical Education Course and 45 of the Mathematics Course. The data produced were presented in graphs, tables and clouds of words and indicate that the vast majority of academics watch YouTube educational videos, with the Mathematics course leading the research, and also this course watches the largest number of videos in the half. Academics seek videos mainly to clarify doubts and more than 91% consider this platform important in training. It is concluded that the videos are part of the formative experience of the three undergraduate studies, fact that deserves attention and discussion.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Felcher, Carla Denize OttBierhalz, Crisna Daniela KrauseFolmer, Vanderlei2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/955710.3895/rbect.v13n2.9557Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:54Zoai:periodicos.utfpr:article/9557Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores The importance of YouTube educational videos in initial teacher training |
title |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores |
spellingShingle |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores Felcher, Carla Denize Ott ensino: tecnologias digitais Vídeos educacionais do YouTube; Formação inicial de professores; Tecnologias Digitais YouTube educational videos; Initial teacher training; Digital Technologies |
title_short |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores |
title_full |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores |
title_fullStr |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores |
title_sort |
A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores |
author |
Felcher, Carla Denize Ott |
author_facet |
Felcher, Carla Denize Ott Bierhalz, Crisna Daniela Krause Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Bierhalz, Crisna Daniela Krause Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felcher, Carla Denize Ott Bierhalz, Crisna Daniela Krause Folmer, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino: tecnologias digitais Vídeos educacionais do YouTube; Formação inicial de professores; Tecnologias Digitais YouTube educational videos; Initial teacher training; Digital Technologies |
topic |
ensino: tecnologias digitais Vídeos educacionais do YouTube; Formação inicial de professores; Tecnologias Digitais YouTube educational videos; Initial teacher training; Digital Technologies |
description |
Este artigo objetiva compreender a influência da utilização de vídeos educacionais do YouTube no processo de formação inicial de professores. A metodologia empregada foi qualitativa, através de questionário misto respondido por 153 acadêmicos de Universidades Públicas do Rio Grande do Sul. Sendo 75 licenciandos do Curso de Ciências da Natureza, 33 do Curso de Educação Física e 45 do Curso de Matemática. Os dados produzidos foram apresentados em gráficos, tabelas e nuvens de palavras e apontam que a grande maioria dos acadêmicos assistem vídeos educacionais do YouTube, sendo o curso de Matemática o que lidera a pesquisa e, também, esse curso assiste a maior quantidade de vídeos no semestre. Os acadêmicos buscam os vídeos principalmente para esclarecer dúvidas e mais de 91% consideram esta plataforma importante na formação. Conclui-se que os vídeos fazem parte da experiência formativa das três Licenciaturas investigadas, fato que merece atenção e discussão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557 10.3895/rbect.v13n2.9557 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n2.9557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9557/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701814953738240 |