Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos. Palavras-chave: Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, Pedagogia Histórico Crítica. |
id |
UTFPR-7_49a8bcb78097ed959e16173caacfaac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1629 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridosO objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos. Palavras-chave: Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, Pedagogia Histórico Crítica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Queirós, Wellington PereiraNascimento Júnior, Antonio Fernandesde Souza, Daniele Cristina2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/162910.3895/S1982-873X2013000200002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629/1036Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:43Zoai:periodicos.utfpr:article/1629Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:43Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos |
title |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos |
spellingShingle |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos de Queirós, Wellington Pereira |
title_short |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos |
title_full |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos |
title_fullStr |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos |
title_full_unstemmed |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos |
title_sort |
Possibilidades da Filosofia, História e Sociologia da Ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos |
author |
de Queirós, Wellington Pereira |
author_facet |
de Queirós, Wellington Pereira Nascimento Júnior, Antonio Fernandes de Souza, Daniele Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento Júnior, Antonio Fernandes de Souza, Daniele Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Queirós, Wellington Pereira Nascimento Júnior, Antonio Fernandes de Souza, Daniele Cristina |
description |
O objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos. Palavras-chave: Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, Pedagogia Histórico Crítica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629 10.3895/S1982-873X2013000200002 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1629/1036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870602698752 |