Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vinícius
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310
Resumo: Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na disciplina de Física Geral I.
id UTFPR-7_49cea93669569a094ebef82f1beb6503
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/310
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em EngenhariaApresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na disciplina de Física Geral I.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/31010.3895/S1982-873X2009000100003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310/276Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, ViníciusMaciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/310Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
title Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
spellingShingle Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
Machado, Vinícius
title_short Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
title_full Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
title_fullStr Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
title_full_unstemmed Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
title_sort Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
author Machado, Vinícius
author_facet Machado, Vinícius
Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida
author_role author
author2 Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vinícius
Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida
description Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na disciplina de Física Geral I.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310
10.3895/S1982-873X2009000100003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310/276
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871783395328