Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310 |
Resumo: | Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na disciplina de Física Geral I. |
id |
UTFPR-7_49cea93669569a094ebef82f1beb6503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/310 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em EngenhariaApresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na disciplina de Física Geral I.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/31010.3895/S1982-873X2009000100003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310/276Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, ViníciusMaciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/310Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia |
title |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia |
spellingShingle |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia Machado, Vinícius |
title_short |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia |
title_full |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia |
title_fullStr |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia |
title_full_unstemmed |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia |
title_sort |
Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia |
author |
Machado, Vinícius |
author_facet |
Machado, Vinícius Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Vinícius Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida |
description |
Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na disciplina de Física Geral I. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310 10.3895/S1982-873X2009000100003 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2009000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310/276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090001 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871783395328 |