Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Edgar Miranda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Oliveira, Daise Pires Silva, do Nascimento, Maricélea Silva, Prata, Rita Vilanova
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1640
Resumo: O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.  Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e retrocessos quanto à possibilidade de contemplá-la no viés da Promoção da Saúde na escola. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória recorrendo a um levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram pesquisas desenvolvidas em ações diversas e com diferentes abordagens. Algumas pesquisas remetem a uma concepção de PS ainda baseada na saúde como ausência de doença, fazendo-se necessária a responsabilidade do indivíduo em preservar sua saúde, enquanto outras defendem uma abordagem que sustenta a responsabilidade do adoecer para além da esfera individual, delegando ao estado e a sociedade a competência do condicionamento da saúde.  O estudo apontou que na produção científica pesquisada configura-se uma visão híbrida de Promoção da Saúde, levando-nos a sugerir estudos que analisem como tais concepções têm se atualizado na prática profissional e os seus reflexos na ES presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde; Séries iniciais; Saúde.
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