O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Bianka Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da importância de repensarmos nossas ações didáticas através de nossas experiências como coordenadores de disciplina, professores e/ou tutores atuantes no ensino a distância. Com as mudanças do cenário social, os avanços tecnológicos e o aumento das ofertas formativas na modalidade a distância, surge também a necessidade de se repensar as ações didáticas dentro dos ambientes virtuais de forma que possam alcançar de maneira significativa o novo formato de aluno, garantindo também a estes sujeitos uma educação de qualidade. A disponibilização de um determinado conteúdo em um ambiente virtual de aprendizagem nem sempre pode ser considerada como “aprendizagem”. Através de um relato de experiência, o artigo se propõe a discutir algumas questões fundamentais como o lugar da didática no ambiente virtual, a formação dos professores para trabalhar com a Educação a Distância (EAD) e os modos de interação com o alunado. 
id UTFPR-7_4d93e3ee77fcdb208e066774db7b5b30
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1972
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagemEste artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da importância de repensarmos nossas ações didáticas através de nossas experiências como coordenadores de disciplina, professores e/ou tutores atuantes no ensino a distância. Com as mudanças do cenário social, os avanços tecnológicos e o aumento das ofertas formativas na modalidade a distância, surge também a necessidade de se repensar as ações didáticas dentro dos ambientes virtuais de forma que possam alcançar de maneira significativa o novo formato de aluno, garantindo também a estes sujeitos uma educação de qualidade. A disponibilização de um determinado conteúdo em um ambiente virtual de aprendizagem nem sempre pode ser considerada como “aprendizagem”. Através de um relato de experiência, o artigo se propõe a discutir algumas questões fundamentais como o lugar da didática no ambiente virtual, a formação dos professores para trabalhar com a Educação a Distância (EAD) e os modos de interação com o alunado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)André, Bianka Pires2014-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/197210.3895/S1982-873X2014000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972/1857Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1972Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-01-29T16:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
title O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
André, Bianka Pires
title_short O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
title_full O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
title_sort O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
author André, Bianka Pires
author_facet André, Bianka Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Bianka Pires
description Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da importância de repensarmos nossas ações didáticas através de nossas experiências como coordenadores de disciplina, professores e/ou tutores atuantes no ensino a distância. Com as mudanças do cenário social, os avanços tecnológicos e o aumento das ofertas formativas na modalidade a distância, surge também a necessidade de se repensar as ações didáticas dentro dos ambientes virtuais de forma que possam alcançar de maneira significativa o novo formato de aluno, garantindo também a estes sujeitos uma educação de qualidade. A disponibilização de um determinado conteúdo em um ambiente virtual de aprendizagem nem sempre pode ser considerada como “aprendizagem”. Através de um relato de experiência, o artigo se propõe a discutir algumas questões fundamentais como o lugar da didática no ambiente virtual, a formação dos professores para trabalhar com a Educação a Distância (EAD) e os modos de interação com o alunado. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972
10.3895/S1982-873X2014000300005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972/1857
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870135033856