O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da importância de repensarmos nossas ações didáticas através de nossas experiências como coordenadores de disciplina, professores e/ou tutores atuantes no ensino a distância. Com as mudanças do cenário social, os avanços tecnológicos e o aumento das ofertas formativas na modalidade a distância, surge também a necessidade de se repensar as ações didáticas dentro dos ambientes virtuais de forma que possam alcançar de maneira significativa o novo formato de aluno, garantindo também a estes sujeitos uma educação de qualidade. A disponibilização de um determinado conteúdo em um ambiente virtual de aprendizagem nem sempre pode ser considerada como “aprendizagem”. Através de um relato de experiência, o artigo se propõe a discutir algumas questões fundamentais como o lugar da didática no ambiente virtual, a formação dos professores para trabalhar com a Educação a Distância (EAD) e os modos de interação com o alunado. |
id |
UTFPR-7_4d93e3ee77fcdb208e066774db7b5b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1972 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagemEste artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da importância de repensarmos nossas ações didáticas através de nossas experiências como coordenadores de disciplina, professores e/ou tutores atuantes no ensino a distância. Com as mudanças do cenário social, os avanços tecnológicos e o aumento das ofertas formativas na modalidade a distância, surge também a necessidade de se repensar as ações didáticas dentro dos ambientes virtuais de forma que possam alcançar de maneira significativa o novo formato de aluno, garantindo também a estes sujeitos uma educação de qualidade. A disponibilização de um determinado conteúdo em um ambiente virtual de aprendizagem nem sempre pode ser considerada como “aprendizagem”. Através de um relato de experiência, o artigo se propõe a discutir algumas questões fundamentais como o lugar da didática no ambiente virtual, a formação dos professores para trabalhar com a Educação a Distância (EAD) e os modos de interação com o alunado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)André, Bianka Pires2014-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/197210.3895/S1982-873X2014000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972/1857Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1972Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-01-29T16:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem |
title |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem André, Bianka Pires |
title_short |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
O lugar da didática no ambiente virtual de aprendizagem |
author |
André, Bianka Pires |
author_facet |
André, Bianka Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Bianka Pires |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da importância de repensarmos nossas ações didáticas através de nossas experiências como coordenadores de disciplina, professores e/ou tutores atuantes no ensino a distância. Com as mudanças do cenário social, os avanços tecnológicos e o aumento das ofertas formativas na modalidade a distância, surge também a necessidade de se repensar as ações didáticas dentro dos ambientes virtuais de forma que possam alcançar de maneira significativa o novo formato de aluno, garantindo também a estes sujeitos uma educação de qualidade. A disponibilização de um determinado conteúdo em um ambiente virtual de aprendizagem nem sempre pode ser considerada como “aprendizagem”. Através de um relato de experiência, o artigo se propõe a discutir algumas questões fundamentais como o lugar da didática no ambiente virtual, a formação dos professores para trabalhar com a Educação a Distância (EAD) e os modos de interação com o alunado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972 10.3895/S1982-873X2014000300005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2014000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1972/1857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870135033856 |