Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carla Aparecida Nunes de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47042
Resumo: One of the many important contributions of Sociodiscursive Interactionism is the systematization process of language teaching, through didactic sequences. However, given the Brazilian context, some researchers defend adaptations and transformations in the base scheme, originally elaborated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Emphasizing the understanding that the procedures, in essence, constitute a methodology, consequently adopting the denomination didactic sequence of genres (DSG) (BARROS, STRIQUER, GONÇALVES, 2019; BARROS, 2020). Thus, this work aims to present the adaptations made in a DSG, hosted in a learning management system (LMS), which aims to improve the discursive practice of the textual genre ENEM essay text production from students in the last year of high school. Highlights are given for textual review and rewriting activities; for the elaboration of DSG synopsis; modules built in view of the specificity of the DSG being hosted in an LMS.
id UEL-5_5a38ce82439153b7a4b18081e82e2098
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47042
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagemSequência didática de gênerosAmbiente virtual de aprendizagemRedação do EnemOne of the many important contributions of Sociodiscursive Interactionism is the systematization process of language teaching, through didactic sequences. However, given the Brazilian context, some researchers defend adaptations and transformations in the base scheme, originally elaborated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Emphasizing the understanding that the procedures, in essence, constitute a methodology, consequently adopting the denomination didactic sequence of genres (DSG) (BARROS, STRIQUER, GONÇALVES, 2019; BARROS, 2020). Thus, this work aims to present the adaptations made in a DSG, hosted in a learning management system (LMS), which aims to improve the discursive practice of the textual genre ENEM essay text production from students in the last year of high school. Highlights are given for textual review and rewriting activities; for the elaboration of DSG synopsis; modules built in view of the specificity of the DSG being hosted in an LMS.Una de las muchas e importantes contribuciones del Interaccionismo Sociodiscursivo es el proceso de sistematización de enseñanza de lenguas, a través de secuencias didácticas. Sin embargo, frente al contexto brasileño, algunos investigadores defienden que adaptaciones y transformaciones en el esquema base, originalmente, elaborado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Con destaque para la comprensión de que los procedimientos, en esencial, constituyen una metodología, resultando en la denominación “secuencias didácticas de género” (SDG) (BARROS, STIQUER, GONÇALVES, 2019; BARROS, 2020). Así, este trabajo tiene la finalidad de presentar las adaptaciones realizadas en una SDG, hospedada en un ambiente virtual de aprendizaje (AVA), a la cual destina al aprimoramento de la práctica discursiva de la producción de textos, de alumnos del último año de la secundaria, de género textual redacción do ENEM. Los destaques son para las actividades de revisión y reescritura textual; para la elaboración de la sinopsis de la SDG; módulos construidos frente a la especificidad de la SDG estar hospedada en un AVA.Uma das muitas importantes contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo é o processo de sistematização do ensino de línguas por meio de sequências didáticas. Contudo, diante do contexto brasileiro, alguns pesquisadores defendem adaptações e transformações no esquema de base, originalmente elaborado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para esta pesquisa, adotamos a proposição de Barros (2020), que, além de incluir o termo “de gêneros” na nomenclatura original do dispositivo - sequência didática de gêneros (SDG) -, amplia o seu escopo, abordando-o, também, como uma metodologia de ensino da língua: metodologia das SDG. . Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar as adaptações realizadas em uma SDG, hospedada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a qual visa ao aprimoramento da prática discursiva da produção de textos, de alunos do último ano do Ensino Médio, do gênero textual redação do ENEM. Os destaques são para as atividades de revisão e reescrita textual, para a elaboração de sinopse da SDG e ainda para os módulos construídos diante da especificidade da SDG estar hospedada em um AVA. Universidade Estadual de Londrina2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4704210.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121Entretextos; v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz; 101-1212764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47042/48691Copyright (c) 2023 Carla Aparecida Nunes de Souza, Marilúcia dos Santos Domingos Striquerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Carla Aparecida Nunes de Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos2023-06-06T16:58:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47042Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-06-06T16:58:28Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
title Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
Souza, Carla Aparecida Nunes de
Sequência didática de gêneros
Ambiente virtual de aprendizagem
Redação do Enem
title_short Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
title_full Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Uma sequência didática de gêneros em ambiente virtual de aprendizagem
author Souza, Carla Aparecida Nunes de
author_facet Souza, Carla Aparecida Nunes de
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
author_role author
author2 Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carla Aparecida Nunes de
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática de gêneros
Ambiente virtual de aprendizagem
Redação do Enem
topic Sequência didática de gêneros
Ambiente virtual de aprendizagem
Redação do Enem
description One of the many important contributions of Sociodiscursive Interactionism is the systematization process of language teaching, through didactic sequences. However, given the Brazilian context, some researchers defend adaptations and transformations in the base scheme, originally elaborated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Emphasizing the understanding that the procedures, in essence, constitute a methodology, consequently adopting the denomination didactic sequence of genres (DSG) (BARROS, STRIQUER, GONÇALVES, 2019; BARROS, 2020). Thus, this work aims to present the adaptations made in a DSG, hosted in a learning management system (LMS), which aims to improve the discursive practice of the textual genre ENEM essay text production from students in the last year of high school. Highlights are given for textual review and rewriting activities; for the elaboration of DSG synopsis; modules built in view of the specificity of the DSG being hosted in an LMS.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47042
10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47042
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp101-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47042/48691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Carla Aparecida Nunes de Souza, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Carla Aparecida Nunes de Souza, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz; 101-121
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390039326720