Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duso, Leandro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/553
Resumo: Neste artigo, apresento o relato da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como ferramenta auxiliar nas aulas de Biologia com estudantes da segunda série do ensino médio, em uma escola da rede privada. A metodologia constou de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta para a mediação do processo de ensino e aprendizagem, utilizando atividades elaboradas sobre temas para os quais não se dispunha de tempo para discutir em sala de aula como o da gripe aviária, dos transgênicos e da clonagem. Os resultados mostraram que o uso de ambientes virtuais como ferramenta de aprendizagem possibilita a sistematização de forma diferenciada do conteúdo, levando os educandos a uma aprendizagem mais significativa, promovendo uma maior socialização desses e um maior engajamento nas atividades elaboradas por eles.
id UTFPR-7_4dd59bcbe0a5c086804516d6215ca92d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/553
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de CiênciasNeste artigo, apresento o relato da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como ferramenta auxiliar nas aulas de Biologia com estudantes da segunda série do ensino médio, em uma escola da rede privada. A metodologia constou de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta para a mediação do processo de ensino e aprendizagem, utilizando atividades elaboradas sobre temas para os quais não se dispunha de tempo para discutir em sala de aula como o da gripe aviária, dos transgênicos e da clonagem. Os resultados mostraram que o uso de ambientes virtuais como ferramenta de aprendizagem possibilita a sistematização de forma diferenciada do conteúdo, levando os educandos a uma aprendizagem mais significativa, promovendo uma maior socialização desses e um maior engajamento nas atividades elaboradas por eles.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Duso, Leandro2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/55310.3895/S1982-873X2009000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/553/399Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/553Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências
title Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências
spellingShingle Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências
Duso, Leandro
title_short Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências
title_full Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências
title_fullStr Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências
title_full_unstemmed Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências
title_sort Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências
author Duso, Leandro
author_facet Duso, Leandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duso, Leandro
description Neste artigo, apresento o relato da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como ferramenta auxiliar nas aulas de Biologia com estudantes da segunda série do ensino médio, em uma escola da rede privada. A metodologia constou de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta para a mediação do processo de ensino e aprendizagem, utilizando atividades elaboradas sobre temas para os quais não se dispunha de tempo para discutir em sala de aula como o da gripe aviária, dos transgênicos e da clonagem. Os resultados mostraram que o uso de ambientes virtuais como ferramenta de aprendizagem possibilita a sistematização de forma diferenciada do conteúdo, levando os educandos a uma aprendizagem mais significativa, promovendo uma maior socialização desses e um maior engajamento nas atividades elaboradas por eles.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/553
10.3895/S1982-873X2009000300005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/553
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/553/399
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701813982756864