Desvendando a ecologia local: Atividades interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Janilda Pacheco
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Antonio Carlos Concellos, Peres, Sonia, Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/765
Resumo: Embora nem sempre percebido, a Educação Ambiental é um tema que perpassa tanto por diversas áreas do conhecimento como pelo cotidiano das pessoas. Assim se presta facilmente para a realização de atividades interdisciplinares. Relatamos uma ação educativa desenvolvida em uma escola pública de Maricá, RJ, onde foi observado que a comunidade não valorizava o ambiente natural no seu entorno apesar da região possuir diversas áreas de preservação ambiental. Foram propostas e realizadas várias estratégias educacionais que envolveram o conhecimento das áreas naturais existentes na região, a saber: Restinga, Mata Atlântica, complexo lagunar e sistema costeiro. Durante a ação os estudantes demonstraram uma mudança no olhar não só para as questões ambientais (antes discutidas de forma distante em sala de aula), mas também para a conservação do ambiente local. Desta forma, confirmamos que ações interdisciplinares associadas à utilização de estratégias educacionais variadas levam a bons resultados no processo ensino-aprendizagem.
id UTFPR-7_4e0b78001426019c27ccbf9764c95921
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/765
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Desvendando a ecologia local: Atividades interativasEmbora nem sempre percebido, a Educação Ambiental é um tema que perpassa tanto por diversas áreas do conhecimento como pelo cotidiano das pessoas. Assim se presta facilmente para a realização de atividades interdisciplinares. Relatamos uma ação educativa desenvolvida em uma escola pública de Maricá, RJ, onde foi observado que a comunidade não valorizava o ambiente natural no seu entorno apesar da região possuir diversas áreas de preservação ambiental. Foram propostas e realizadas várias estratégias educacionais que envolveram o conhecimento das áreas naturais existentes na região, a saber: Restinga, Mata Atlântica, complexo lagunar e sistema costeiro. Durante a ação os estudantes demonstraram uma mudança no olhar não só para as questões ambientais (antes discutidas de forma distante em sala de aula), mas também para a conservação do ambiente local. Desta forma, confirmamos que ações interdisciplinares associadas à utilização de estratégias educacionais variadas levam a bons resultados no processo ensino-aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Costa, Janilda PachecoCosta, Antonio Carlos ConcellosPeres, SoniaTeixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/76510.3895/S1982-873X2011000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/765/737Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/765Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
title Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
spellingShingle Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
da Costa, Janilda Pacheco
title_short Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
title_full Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
title_fullStr Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
title_full_unstemmed Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
title_sort Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
author da Costa, Janilda Pacheco
author_facet da Costa, Janilda Pacheco
Costa, Antonio Carlos Concellos
Peres, Sonia
Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
author_role author
author2 Costa, Antonio Carlos Concellos
Peres, Sonia
Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Janilda Pacheco
Costa, Antonio Carlos Concellos
Peres, Sonia
Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
description Embora nem sempre percebido, a Educação Ambiental é um tema que perpassa tanto por diversas áreas do conhecimento como pelo cotidiano das pessoas. Assim se presta facilmente para a realização de atividades interdisciplinares. Relatamos uma ação educativa desenvolvida em uma escola pública de Maricá, RJ, onde foi observado que a comunidade não valorizava o ambiente natural no seu entorno apesar da região possuir diversas áreas de preservação ambiental. Foram propostas e realizadas várias estratégias educacionais que envolveram o conhecimento das áreas naturais existentes na região, a saber: Restinga, Mata Atlântica, complexo lagunar e sistema costeiro. Durante a ação os estudantes demonstraram uma mudança no olhar não só para as questões ambientais (antes discutidas de forma distante em sala de aula), mas também para a conservação do ambiente local. Desta forma, confirmamos que ações interdisciplinares associadas à utilização de estratégias educacionais variadas levam a bons resultados no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/765
10.3895/S1982-873X2011000300006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/765
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2011000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/765/737
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20110003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871285321728