Desvendando a ecologia local: Atividades interativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/765 |
Resumo: | Embora nem sempre percebido, a Educação Ambiental é um tema que perpassa tanto por diversas áreas do conhecimento como pelo cotidiano das pessoas. Assim se presta facilmente para a realização de atividades interdisciplinares. Relatamos uma ação educativa desenvolvida em uma escola pública de Maricá, RJ, onde foi observado que a comunidade não valorizava o ambiente natural no seu entorno apesar da região possuir diversas áreas de preservação ambiental. Foram propostas e realizadas várias estratégias educacionais que envolveram o conhecimento das áreas naturais existentes na região, a saber: Restinga, Mata Atlântica, complexo lagunar e sistema costeiro. Durante a ação os estudantes demonstraram uma mudança no olhar não só para as questões ambientais (antes discutidas de forma distante em sala de aula), mas também para a conservação do ambiente local. Desta forma, confirmamos que ações interdisciplinares associadas à utilização de estratégias educacionais variadas levam a bons resultados no processo ensino-aprendizagem. |
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Desvendando a ecologia local: Atividades interativasEmbora nem sempre percebido, a Educação Ambiental é um tema que perpassa tanto por diversas áreas do conhecimento como pelo cotidiano das pessoas. Assim se presta facilmente para a realização de atividades interdisciplinares. Relatamos uma ação educativa desenvolvida em uma escola pública de Maricá, RJ, onde foi observado que a comunidade não valorizava o ambiente natural no seu entorno apesar da região possuir diversas áreas de preservação ambiental. Foram propostas e realizadas várias estratégias educacionais que envolveram o conhecimento das áreas naturais existentes na região, a saber: Restinga, Mata Atlântica, complexo lagunar e sistema costeiro. Durante a ação os estudantes demonstraram uma mudança no olhar não só para as questões ambientais (antes discutidas de forma distante em sala de aula), mas também para a conservação do ambiente local. Desta forma, confirmamos que ações interdisciplinares associadas à utilização de estratégias educacionais variadas levam a bons resultados no processo ensino-aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Costa, Janilda PachecoCosta, Antonio Carlos ConcellosPeres, SoniaTeixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/76510.3895/S1982-873X2011000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/765/737Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/765Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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