Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4989 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de verificar o que existe na prática de conteúdo sobre o ensino de Física experimental desenvolvida em laboratório, presencial e a distância, em cursos de licenciatura em Física a distância no Brasil. Utilizamos uma análise de conteúdo de onze currículos e de suas respectivas ementas, complementados com informações de dez coordenadores de curso. Criamos algumas categorias baseadas nos conteúdos experimentais estudados no curso. Além disso, identificamos a metodologia aplicada pelos professores nessas disciplinas experimentais. Com base nos resultados adquiridos, observamos que a maioria dos professores desenvolve suas disciplinas de forma semelhante às presenciais ministradas aos licenciandos, mas não descartando, quando possível, a utilização da plataforma virtual para complementar os encontros quando ocorrem no laboratório didático experimental no polo presencial. Conforme as diretrizes que encontramos, consideramos que os cursos tentam utilizar as exigências conforme as leis, com uma diversidade de metodologias, as quais apresentamos neste trabalho. |
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Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distânciaAn analysis of the content developed versus curricular content in physics courses distance: a meticulous look at the experimental subjectsEnsino de Ciências; Educação a Distância; Tecnologia.Ensino de ciência; Educação à distância; Tecnologia; Currículo.Experimental physics; Distance education; TechnologyEste trabalho tem o objetivo de verificar o que existe na prática de conteúdo sobre o ensino de Física experimental desenvolvida em laboratório, presencial e a distância, em cursos de licenciatura em Física a distância no Brasil. Utilizamos uma análise de conteúdo de onze currículos e de suas respectivas ementas, complementados com informações de dez coordenadores de curso. Criamos algumas categorias baseadas nos conteúdos experimentais estudados no curso. Além disso, identificamos a metodologia aplicada pelos professores nessas disciplinas experimentais. Com base nos resultados adquiridos, observamos que a maioria dos professores desenvolve suas disciplinas de forma semelhante às presenciais ministradas aos licenciandos, mas não descartando, quando possível, a utilização da plataforma virtual para complementar os encontros quando ocorrem no laboratório didático experimental no polo presencial. Conforme as diretrizes que encontramos, consideramos que os cursos tentam utilizar as exigências conforme as leis, com uma diversidade de metodologias, as quais apresentamos neste trabalho.This work has the objective of verifying what exists in the practice of content on experimental Physics developed in the laboratory, face and distance, in undergraduate courses in distance Physics in Brazil. We used a content analysis of eleven curricula and their respective syllabuses, complemented with information from ten course coordinators. We created some categories based on the experimental contents studied in the course. In addition, we determine the methodology applied by teachers in these experimental disciplines. Based on the results obtained, we observed that most of the teachers develop their subjects in a similar way to the ones taught to the licenciandos, but not discarding, when possible, the use of the virtual platform to complement the encounters when they occur in the experimental didactic laboratory in the classroom. According to the guidelines we find, we consider that the courses try to use the requirements according to the laws, with a diversity of methodologies, which we present in this work.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Veloso, Maria Sônia OliveiraSerrano, Agostinho2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/498910.3895/rbect.v11n3.4989Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4989/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:38:24Zoai:periodicos.utfpr:article/4989Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:38:24Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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