Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Maria Sônia Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Serrano, Agostinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4989
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de verificar o que existe na prática de conteúdo sobre o ensino de Física experimental desenvolvida em laboratório, presencial e a distância, em cursos de licenciatura em Física a distância no Brasil. Utilizamos uma análise de conteúdo de onze currículos e de suas respectivas ementas, complementados com informações de dez coordenadores de curso. Criamos algumas categorias baseadas nos conteúdos experimentais estudados no curso. Além disso, identificamos a metodologia aplicada pelos professores nessas disciplinas experimentais. Com base nos resultados adquiridos, observamos que a maioria dos professores desenvolve suas disciplinas de forma semelhante às presenciais ministradas aos licenciandos, mas não descartando, quando possível, a utilização da plataforma virtual para complementar os encontros quando ocorrem no laboratório didático experimental no polo presencial. Conforme as diretrizes que encontramos, consideramos que os cursos tentam utilizar as exigências conforme as leis, com uma diversidade de metodologias, as quais apresentamos neste trabalho.
id UTFPR-7_4e2e0406347e1f67e8c4516a8f21edf1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4989
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distânciaAn analysis of the content developed versus curricular content in physics courses distance: a meticulous look at the experimental subjectsEnsino de Ciências; Educação a Distância; Tecnologia.Ensino de ciência; Educação à distância; Tecnologia; Currículo.Experimental physics; Distance education; TechnologyEste trabalho tem o objetivo de verificar o que existe na prática de conteúdo sobre o ensino de Física experimental desenvolvida em laboratório, presencial e a distância, em cursos de licenciatura em Física a distância no Brasil. Utilizamos uma análise de conteúdo de onze currículos e de suas respectivas ementas, complementados com informações de dez coordenadores de curso. Criamos algumas categorias baseadas nos conteúdos experimentais estudados no curso. Além disso, identificamos a metodologia aplicada pelos professores nessas disciplinas experimentais. Com base nos resultados adquiridos, observamos que a maioria dos professores desenvolve suas disciplinas de forma semelhante às presenciais ministradas aos licenciandos, mas não descartando, quando possível, a utilização da plataforma virtual para complementar os encontros quando ocorrem no laboratório didático experimental no polo presencial. Conforme as diretrizes que encontramos, consideramos que os cursos tentam utilizar as exigências conforme as leis, com uma diversidade de metodologias, as quais apresentamos neste trabalho.This work has the objective of verifying what exists in the practice of content on experimental Physics developed in the laboratory, face and distance, in undergraduate courses in distance Physics in Brazil. We used a content analysis of eleven curricula and their respective syllabuses, complemented with information from ten course coordinators. We created some categories based on the experimental contents studied in the course. In addition, we determine the methodology applied by teachers in these experimental disciplines. Based on the results obtained, we observed that most of the teachers develop their subjects in a similar way to the ones taught to the licenciandos, but not discarding, when possible, the use of the virtual platform to complement the encounters when they occur in the experimental didactic laboratory in the classroom. According to the guidelines we find, we consider that the courses try to use the requirements according to the laws, with a diversity of methodologies, which we present in this work.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Veloso, Maria Sônia OliveiraSerrano, Agostinho2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/498910.3895/rbect.v11n3.4989Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4989/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:38:24Zoai:periodicos.utfpr:article/4989Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:38:24Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
An analysis of the content developed versus curricular content in physics courses distance: a meticulous look at the experimental subjects
title Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
spellingShingle Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
Veloso, Maria Sônia Oliveira
Ensino de Ciências; Educação a Distância; Tecnologia.
Ensino de ciência; Educação à distância; Tecnologia; Currículo.
Experimental physics; Distance education; Technology
title_short Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
title_full Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
title_fullStr Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
title_full_unstemmed Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
title_sort Um olhar meticuloso das disciplinas experimentais dos cursos de física à distância
author Veloso, Maria Sônia Oliveira
author_facet Veloso, Maria Sônia Oliveira
Serrano, Agostinho
author_role author
author2 Serrano, Agostinho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Maria Sônia Oliveira
Serrano, Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências; Educação a Distância; Tecnologia.
Ensino de ciência; Educação à distância; Tecnologia; Currículo.
Experimental physics; Distance education; Technology
topic Ensino de Ciências; Educação a Distância; Tecnologia.
Ensino de ciência; Educação à distância; Tecnologia; Currículo.
Experimental physics; Distance education; Technology
description Este trabalho tem o objetivo de verificar o que existe na prática de conteúdo sobre o ensino de Física experimental desenvolvida em laboratório, presencial e a distância, em cursos de licenciatura em Física a distância no Brasil. Utilizamos uma análise de conteúdo de onze currículos e de suas respectivas ementas, complementados com informações de dez coordenadores de curso. Criamos algumas categorias baseadas nos conteúdos experimentais estudados no curso. Além disso, identificamos a metodologia aplicada pelos professores nessas disciplinas experimentais. Com base nos resultados adquiridos, observamos que a maioria dos professores desenvolve suas disciplinas de forma semelhante às presenciais ministradas aos licenciandos, mas não descartando, quando possível, a utilização da plataforma virtual para complementar os encontros quando ocorrem no laboratório didático experimental no polo presencial. Conforme as diretrizes que encontramos, consideramos que os cursos tentam utilizar as exigências conforme as leis, com uma diversidade de metodologias, as quais apresentamos neste trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4989
10.3895/rbect.v11n3.4989
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4989
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n3.4989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4989/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870462189568