Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4503 |
Resumo: | O ensino da botânica é realizado com uma abordagem tradicional provocando desinteresse nos alunos, sendo marcado ainda pela carência ou má utilização de recursos didáticos ou pouca interação entre os alunos e as plantas. Assim, o objetivo desse trabalho foi confeccionar uma carpoteca com o intuito de investigar a eficiência dessa coleção botânica no processo de ensino aprendizagem acerca do estudo dos frutos. Pelo método de caminhada, foram coletados frutos no município de Picos-Piauí e com turmas do ensino médio, 60 alunos foram divididos em quatro grupos e passaram por tratamentos diferenciados mediante o desenho de Solomon. A carpoteca quando usada na escola promoveu aos alunos um maior número de acertos nos testes propostos se mostrando eficiente como material didático, pois proporcionou a manipulação das estruturas e assimilação do conteúdo devendo ser utilizada de forma complementar às aulas teóricas. |
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Carpoteca: ferramenta de ensino em botânicaO ensino da botânica é realizado com uma abordagem tradicional provocando desinteresse nos alunos, sendo marcado ainda pela carência ou má utilização de recursos didáticos ou pouca interação entre os alunos e as plantas. Assim, o objetivo desse trabalho foi confeccionar uma carpoteca com o intuito de investigar a eficiência dessa coleção botânica no processo de ensino aprendizagem acerca do estudo dos frutos. Pelo método de caminhada, foram coletados frutos no município de Picos-Piauí e com turmas do ensino médio, 60 alunos foram divididos em quatro grupos e passaram por tratamentos diferenciados mediante o desenho de Solomon. A carpoteca quando usada na escola promoveu aos alunos um maior número de acertos nos testes propostos se mostrando eficiente como material didático, pois proporcionou a manipulação das estruturas e assimilação do conteúdo devendo ser utilizada de forma complementar às aulas teóricas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coleção de frutosEnsino de botânicaMaterial didático.Oliveira, Ykaro RichardSilva, Paulo Henrique daDeus, Maria do Socorro Meireles deGonçalves, Nilda Masciel NeivaAbreu, Maria Carolina de2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/450310.3895/rbect.v10n2.4503Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4503/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4503Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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