Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ykaro Richard
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Paulo Henrique da, Deus, Maria do Socorro Meireles de, Gonçalves, Nilda Masciel Neiva, Abreu, Maria Carolina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4503
Resumo: O ensino da botânica é realizado com uma abordagem tradicional provocando desinteresse nos alunos, sendo marcado ainda pela carência ou má utilização de recursos didáticos ou pouca interação entre os alunos e as plantas. Assim, o objetivo desse trabalho foi confeccionar uma carpoteca com o intuito de investigar a eficiência dessa coleção botânica no processo de ensino aprendizagem acerca do estudo dos frutos. Pelo método de caminhada, foram coletados frutos no município de Picos-Piauí e com turmas do ensino médio, 60 alunos foram divididos em quatro grupos e passaram por tratamentos diferenciados mediante o desenho de Solomon. A carpoteca quando usada na escola promoveu aos alunos um maior número de acertos nos testes propostos se mostrando eficiente como material didático, pois proporcionou a manipulação das estruturas e assimilação do conteúdo devendo ser utilizada de forma complementar às aulas teóricas.
id UTFPR-7_51116738b06686c08d288a3832df7bd0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4503
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Carpoteca: ferramenta de ensino em botânicaO ensino da botânica é realizado com uma abordagem tradicional provocando desinteresse nos alunos, sendo marcado ainda pela carência ou má utilização de recursos didáticos ou pouca interação entre os alunos e as plantas. Assim, o objetivo desse trabalho foi confeccionar uma carpoteca com o intuito de investigar a eficiência dessa coleção botânica no processo de ensino aprendizagem acerca do estudo dos frutos. Pelo método de caminhada, foram coletados frutos no município de Picos-Piauí e com turmas do ensino médio, 60 alunos foram divididos em quatro grupos e passaram por tratamentos diferenciados mediante o desenho de Solomon. A carpoteca quando usada na escola promoveu aos alunos um maior número de acertos nos testes propostos se mostrando eficiente como material didático, pois proporcionou a manipulação das estruturas e assimilação do conteúdo devendo ser utilizada de forma complementar às aulas teóricas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coleção de frutosEnsino de botânicaMaterial didático.Oliveira, Ykaro RichardSilva, Paulo Henrique daDeus, Maria do Socorro Meireles deGonçalves, Nilda Masciel NeivaAbreu, Maria Carolina de2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/450310.3895/rbect.v10n2.4503Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4503/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4503Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
title Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
spellingShingle Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
Oliveira, Ykaro Richard
title_short Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
title_full Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
title_fullStr Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
title_full_unstemmed Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
title_sort Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
author Oliveira, Ykaro Richard
author_facet Oliveira, Ykaro Richard
Silva, Paulo Henrique da
Deus, Maria do Socorro Meireles de
Gonçalves, Nilda Masciel Neiva
Abreu, Maria Carolina de
author_role author
author2 Silva, Paulo Henrique da
Deus, Maria do Socorro Meireles de
Gonçalves, Nilda Masciel Neiva
Abreu, Maria Carolina de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coleção de frutos
Ensino de botânica
Material didático.
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ykaro Richard
Silva, Paulo Henrique da
Deus, Maria do Socorro Meireles de
Gonçalves, Nilda Masciel Neiva
Abreu, Maria Carolina de
dc.subject.none.fl_str_mv

description O ensino da botânica é realizado com uma abordagem tradicional provocando desinteresse nos alunos, sendo marcado ainda pela carência ou má utilização de recursos didáticos ou pouca interação entre os alunos e as plantas. Assim, o objetivo desse trabalho foi confeccionar uma carpoteca com o intuito de investigar a eficiência dessa coleção botânica no processo de ensino aprendizagem acerca do estudo dos frutos. Pelo método de caminhada, foram coletados frutos no município de Picos-Piauí e com turmas do ensino médio, 60 alunos foram divididos em quatro grupos e passaram por tratamentos diferenciados mediante o desenho de Solomon. A carpoteca quando usada na escola promoveu aos alunos um maior número de acertos nos testes propostos se mostrando eficiente como material didático, pois proporcionou a manipulação das estruturas e assimilação do conteúdo devendo ser utilizada de forma complementar às aulas teóricas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4503
10.3895/rbect.v10n2.4503
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4503
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.4503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4503/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871868329984