Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925 |
Resumo: | Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores. |
id |
UTFPR-7_5177fa25fb5795e7a57f5bddd5dcd713 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1925 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessáriaEste trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Burak, DionísioMartins, Márcio André2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/192510.3895/rbect.v8n1.1925Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925/1982https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1925/272Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/1925Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
spellingShingle |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária Burak, Dionísio |
title_short |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_full |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_fullStr |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_sort |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
author |
Burak, Dionísio |
author_facet |
Burak, Dionísio Martins, Márcio André |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Márcio André |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burak, Dionísio Martins, Márcio André |
description |
Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925 10.3895/rbect.v8n1.1925 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n1.1925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925/1982 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1925/272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870557609984 |