Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burak, Dionísio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Márcio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925
Resumo: Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores.
id UTFPR-7_5177fa25fb5795e7a57f5bddd5dcd713
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1925
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessáriaEste trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Burak, DionísioMartins, Márcio André2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/192510.3895/rbect.v8n1.1925Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925/1982https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1925/272Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/1925Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
spellingShingle Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
Burak, Dionísio
title_short Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_full Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_fullStr Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_full_unstemmed Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_sort Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
author Burak, Dionísio
author_facet Burak, Dionísio
Martins, Márcio André
author_role author
author2 Martins, Márcio André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Burak, Dionísio
Martins, Márcio André
description Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925
10.3895/rbect.v8n1.1925
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n1.1925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925/1982
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1925/272
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870557609984