Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Yuri Cavaleiro de Macêdo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14050
Resumo: Studygrams são perfis na rede social Instagram que compartilham diferentes tipos de conteúdo digital de viés educativo, informativo e instrucional, como rotinas e materiais de estudo. O crescimento desse tipo de perfil é um dos indicadores do interesse da sociedade contemporânea em aprender, ensinar e se informar de maneiras diferentes das tradicionais. Na expectativa de explorar esse novo movimento de uso das redes sociais da internet na educação, este estudo teve como objetivo caracterizar os Studygrams brasileiros que buscam divulgar e/ou ensinar conteúdos relacionados às Ciências Biológicas e que contam com a maior aceitação do público, bem como entender possíveis aplicações dessa interface no ensino de Ciências. Dez Studygrams foram observados durante dois meses. As informações sobre diferentes aspectos dos perfis foram registradas em diário hipertextual de campo e em uma planilha, e, posteriormente, submetidos à técnica da Análise Textual Discursiva. Identificou-se a ocorrência de Studygrams Comerciais, estruturados por empresas que tem como finalidade a comercialização de cursos ou demais serviços educacionais; e Studygrams Independentes, gerenciados por iniciativas individuais ou coletivas espontâneas, sejam estudantes da educação básica e superior ou professores-pesquisadores, com o intuito de divulgar o conhecimento científico e vivências de ensino-aprendizagem particulares. A organização das partes estruturais dos perfis, como a biografia; a identidade visual; e a forma como os conteúdos de ciências e biologia são trabalhados nas abordagens das postagens, variam de acordo com suas finalidades. Observou-se ainda que existem possibilidades de utilização dos Studygrams no processo de ensino e aprendizagem formal de ciências e biologia, pois podem servir tanto como fonte de informação quanto espaço para realização de atividades. Diante desse cenário, acredita-se que Studygrams representam uma nova cultura tanto de ensino quanto de aprendizagem e divulgação da ciência, pois apresentam uma diversificação na forma de abordar os conhecimentos científicos e preocupação com a estética, linguagem, organização e fonte das informações.
id UTFPR-7_56dc04400bc13db7ee7d5516f17b7b1e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14050
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologiaEnsino de CiênciasTecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Cibercultura; Redes SociaisStudygrams são perfis na rede social Instagram que compartilham diferentes tipos de conteúdo digital de viés educativo, informativo e instrucional, como rotinas e materiais de estudo. O crescimento desse tipo de perfil é um dos indicadores do interesse da sociedade contemporânea em aprender, ensinar e se informar de maneiras diferentes das tradicionais. Na expectativa de explorar esse novo movimento de uso das redes sociais da internet na educação, este estudo teve como objetivo caracterizar os Studygrams brasileiros que buscam divulgar e/ou ensinar conteúdos relacionados às Ciências Biológicas e que contam com a maior aceitação do público, bem como entender possíveis aplicações dessa interface no ensino de Ciências. Dez Studygrams foram observados durante dois meses. As informações sobre diferentes aspectos dos perfis foram registradas em diário hipertextual de campo e em uma planilha, e, posteriormente, submetidos à técnica da Análise Textual Discursiva. Identificou-se a ocorrência de Studygrams Comerciais, estruturados por empresas que tem como finalidade a comercialização de cursos ou demais serviços educacionais; e Studygrams Independentes, gerenciados por iniciativas individuais ou coletivas espontâneas, sejam estudantes da educação básica e superior ou professores-pesquisadores, com o intuito de divulgar o conhecimento científico e vivências de ensino-aprendizagem particulares. A organização das partes estruturais dos perfis, como a biografia; a identidade visual; e a forma como os conteúdos de ciências e biologia são trabalhados nas abordagens das postagens, variam de acordo com suas finalidades. Observou-se ainda que existem possibilidades de utilização dos Studygrams no processo de ensino e aprendizagem formal de ciências e biologia, pois podem servir tanto como fonte de informação quanto espaço para realização de atividades. Diante desse cenário, acredita-se que Studygrams representam uma nova cultura tanto de ensino quanto de aprendizagem e divulgação da ciência, pois apresentam uma diversificação na forma de abordar os conhecimentos científicos e preocupação com a estética, linguagem, organização e fonte das informações.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coelho, Yuri Cavaleiro de MacêdoAlmeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de2023-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405010.3895/rbect.v16n1.14050Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14050/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14050/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14050Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia
title Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia
spellingShingle Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia
Coelho, Yuri Cavaleiro de Macêdo
Ensino de Ciências
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Cibercultura; Redes Sociais
title_short Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia
title_full Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia
title_fullStr Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia
title_full_unstemmed Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia
title_sort Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia
author Coelho, Yuri Cavaleiro de Macêdo
author_facet Coelho, Yuri Cavaleiro de Macêdo
Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
author_role author
author2 Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Yuri Cavaleiro de Macêdo
Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Cibercultura; Redes Sociais
topic Ensino de Ciências
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Cibercultura; Redes Sociais
description Studygrams são perfis na rede social Instagram que compartilham diferentes tipos de conteúdo digital de viés educativo, informativo e instrucional, como rotinas e materiais de estudo. O crescimento desse tipo de perfil é um dos indicadores do interesse da sociedade contemporânea em aprender, ensinar e se informar de maneiras diferentes das tradicionais. Na expectativa de explorar esse novo movimento de uso das redes sociais da internet na educação, este estudo teve como objetivo caracterizar os Studygrams brasileiros que buscam divulgar e/ou ensinar conteúdos relacionados às Ciências Biológicas e que contam com a maior aceitação do público, bem como entender possíveis aplicações dessa interface no ensino de Ciências. Dez Studygrams foram observados durante dois meses. As informações sobre diferentes aspectos dos perfis foram registradas em diário hipertextual de campo e em uma planilha, e, posteriormente, submetidos à técnica da Análise Textual Discursiva. Identificou-se a ocorrência de Studygrams Comerciais, estruturados por empresas que tem como finalidade a comercialização de cursos ou demais serviços educacionais; e Studygrams Independentes, gerenciados por iniciativas individuais ou coletivas espontâneas, sejam estudantes da educação básica e superior ou professores-pesquisadores, com o intuito de divulgar o conhecimento científico e vivências de ensino-aprendizagem particulares. A organização das partes estruturais dos perfis, como a biografia; a identidade visual; e a forma como os conteúdos de ciências e biologia são trabalhados nas abordagens das postagens, variam de acordo com suas finalidades. Observou-se ainda que existem possibilidades de utilização dos Studygrams no processo de ensino e aprendizagem formal de ciências e biologia, pois podem servir tanto como fonte de informação quanto espaço para realização de atividades. Diante desse cenário, acredita-se que Studygrams representam uma nova cultura tanto de ensino quanto de aprendizagem e divulgação da ciência, pois apresentam uma diversificação na forma de abordar os conhecimentos científicos e preocupação com a estética, linguagem, organização e fonte das informações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14050
10.3895/rbect.v16n1.14050
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14050
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.14050
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14050/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14050/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789888307200