Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwertl, Simone Leal
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leonel, Andre Ary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434
Resumo: O presente artigo visa à análise de uma interpretação pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica. Inicialmente apresentam-se os espaços sociais da Web 2.0 como ambiente de possibilidades com vistas ao processo de ensino-aprendizagem para, na sequência, descreverem-se os objetivos e o caminho delineado para a inserção dos espaços sociais virtuais junto à disciplina Módulos de Matemática Básica, ministrada na primeira fase dos cursos de engenharia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por último, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica, os quais proveram um conjunto de dados que subsidiaram a análise em questão, a fim de sinalizar indicativos para a promoção de inovações pedagógicas. No que concerne às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, foram identificados desafios que perpassam por transformações na relação professor-aluno historicamente construída e marcada pela questão hierárquica. 
id UTFPR-7_57243f3a37dff82464bd114558be67ed
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4434
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógicaEnsino - Aprendizagem ; Tecnologia EducacionalWeb 2.0; Matemática ; Colaboração; CiberculturaO presente artigo visa à análise de uma interpretação pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica. Inicialmente apresentam-se os espaços sociais da Web 2.0 como ambiente de possibilidades com vistas ao processo de ensino-aprendizagem para, na sequência, descreverem-se os objetivos e o caminho delineado para a inserção dos espaços sociais virtuais junto à disciplina Módulos de Matemática Básica, ministrada na primeira fase dos cursos de engenharia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por último, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica, os quais proveram um conjunto de dados que subsidiaram a análise em questão, a fim de sinalizar indicativos para a promoção de inovações pedagógicas. No que concerne às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, foram identificados desafios que perpassam por transformações na relação professor-aluno historicamente construída e marcada pela questão hierárquica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES - Observatório da EducaçãoSchwertl, Simone LealLeonel, Andre Ary2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/443410.3895/rbect.v9n3.4434Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/4434Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
title Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
spellingShingle Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
Schwertl, Simone Leal
Ensino - Aprendizagem ; Tecnologia Educacional
Web 2.0; Matemática ; Colaboração; Cibercultura
title_short Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
title_full Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
title_fullStr Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
title_full_unstemmed Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
title_sort Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
author Schwertl, Simone Leal
author_facet Schwertl, Simone Leal
Leonel, Andre Ary
author_role author
author2 Leonel, Andre Ary
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES - Observatório da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwertl, Simone Leal
Leonel, Andre Ary
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Aprendizagem ; Tecnologia Educacional
Web 2.0; Matemática ; Colaboração; Cibercultura
topic Ensino - Aprendizagem ; Tecnologia Educacional
Web 2.0; Matemática ; Colaboração; Cibercultura
description O presente artigo visa à análise de uma interpretação pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica. Inicialmente apresentam-se os espaços sociais da Web 2.0 como ambiente de possibilidades com vistas ao processo de ensino-aprendizagem para, na sequência, descreverem-se os objetivos e o caminho delineado para a inserção dos espaços sociais virtuais junto à disciplina Módulos de Matemática Básica, ministrada na primeira fase dos cursos de engenharia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por último, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica, os quais proveram um conjunto de dados que subsidiaram a análise em questão, a fim de sinalizar indicativos para a promoção de inovações pedagógicas. No que concerne às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, foram identificados desafios que perpassam por transformações na relação professor-aluno historicamente construída e marcada pela questão hierárquica. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434
10.3895/rbect.v9n3.4434
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n3.4434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870914125824