Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434 |
Resumo: | O presente artigo visa à análise de uma interpretação pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica. Inicialmente apresentam-se os espaços sociais da Web 2.0 como ambiente de possibilidades com vistas ao processo de ensino-aprendizagem para, na sequência, descreverem-se os objetivos e o caminho delineado para a inserção dos espaços sociais virtuais junto à disciplina Módulos de Matemática Básica, ministrada na primeira fase dos cursos de engenharia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por último, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica, os quais proveram um conjunto de dados que subsidiaram a análise em questão, a fim de sinalizar indicativos para a promoção de inovações pedagógicas. No que concerne às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, foram identificados desafios que perpassam por transformações na relação professor-aluno historicamente construída e marcada pela questão hierárquica. |
id |
UTFPR-7_57243f3a37dff82464bd114558be67ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4434 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógicaEnsino - Aprendizagem ; Tecnologia EducacionalWeb 2.0; Matemática ; Colaboração; CiberculturaO presente artigo visa à análise de uma interpretação pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica. Inicialmente apresentam-se os espaços sociais da Web 2.0 como ambiente de possibilidades com vistas ao processo de ensino-aprendizagem para, na sequência, descreverem-se os objetivos e o caminho delineado para a inserção dos espaços sociais virtuais junto à disciplina Módulos de Matemática Básica, ministrada na primeira fase dos cursos de engenharia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por último, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica, os quais proveram um conjunto de dados que subsidiaram a análise em questão, a fim de sinalizar indicativos para a promoção de inovações pedagógicas. No que concerne às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, foram identificados desafios que perpassam por transformações na relação professor-aluno historicamente construída e marcada pela questão hierárquica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES - Observatório da EducaçãoSchwertl, Simone LealLeonel, Andre Ary2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/443410.3895/rbect.v9n3.4434Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/4434Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica |
title |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica |
spellingShingle |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica Schwertl, Simone Leal Ensino - Aprendizagem ; Tecnologia Educacional Web 2.0; Matemática ; Colaboração; Cibercultura |
title_short |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica |
title_full |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica |
title_fullStr |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica |
title_full_unstemmed |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica |
title_sort |
Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica |
author |
Schwertl, Simone Leal |
author_facet |
Schwertl, Simone Leal Leonel, Andre Ary |
author_role |
author |
author2 |
Leonel, Andre Ary |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES - Observatório da Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwertl, Simone Leal Leonel, Andre Ary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Aprendizagem ; Tecnologia Educacional Web 2.0; Matemática ; Colaboração; Cibercultura |
topic |
Ensino - Aprendizagem ; Tecnologia Educacional Web 2.0; Matemática ; Colaboração; Cibercultura |
description |
O presente artigo visa à análise de uma interpretação pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica. Inicialmente apresentam-se os espaços sociais da Web 2.0 como ambiente de possibilidades com vistas ao processo de ensino-aprendizagem para, na sequência, descreverem-se os objetivos e o caminho delineado para a inserção dos espaços sociais virtuais junto à disciplina Módulos de Matemática Básica, ministrada na primeira fase dos cursos de engenharia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Por último, são apresentados os resultados da intervenção pedagógica, os quais proveram um conjunto de dados que subsidiaram a análise em questão, a fim de sinalizar indicativos para a promoção de inovações pedagógicas. No que concerne às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, foram identificados desafios que perpassam por transformações na relação professor-aluno historicamente construída e marcada pela questão hierárquica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434 10.3895/rbect.v9n3.4434 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n3.4434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4434/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815833493504 |