Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedin, Everton
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922
Resumo: Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino.
id UTFPR-7_59d325dff7ce8936724f59c07fe380fe
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3922
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básicaEducação, Ensino e aprendizagemRede social; Interação; Aprendizagem colaborativaEste artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bedin, Everton2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/392210.3895/rbect.v10n2.3922Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/3922Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
spellingShingle Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
Bedin, Everton
Educação, Ensino e aprendizagem
Rede social; Interação; Aprendizagem colaborativa
title_short Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_full Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_fullStr Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
title_sort Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
author Bedin, Everton
author_facet Bedin, Everton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedin, Everton
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ensino e aprendizagem
Rede social; Interação; Aprendizagem colaborativa
topic Educação, Ensino e aprendizagem
Rede social; Interação; Aprendizagem colaborativa
description Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922
10.3895/rbect.v10n2.3922
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.3922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870526152704