Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básica
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino. |
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Aprendizagem colaborativa, troca de saberes e redes sociais: tríade na educação básicaEducação, Ensino e aprendizagemRede social; Interação; Aprendizagem colaborativaEste artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bedin, Everton2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/392210.3895/rbect.v10n2.3922Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/3922Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Este artigo apresenta resultados, como suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa à luz da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Médio Politécnico, qualificados a partir das interações discentes em uma rede social, enfatizando os processos de ensino e aprendizagem de modo virtual, incorporando á participação dialógica e ativa dos discentes. Visou-se explorar, por meio das interações, as concepções que os mesmos apresentam sobre a Sustentabilidade Ambiental no viés das redes sociais. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, partindo de uma pesquisa com perspectivas qualitativas e quantitativas. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise Textual Discursiva e os dados quantitativamente foram representados pela Teoria de Grafos. O presente estudo constatou a solicitude da aprendizagem colaborativa e a abertura dos saberes dos discentes no que diz respeito às ações de cunho ambiental e que as mudanças podem prover projetos e ações educacionais que se apropriam dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino. |
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