A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra Filho, Nestor Cortez
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lenz, Jorge Alberto, Bezerra Jr, Arandi Ginane, Florczak, Marcos Antônio, Garcia, Vinicius Geovane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509
Resumo: Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência.
id UTFPR-7_641257d2f1ed5cfe602e995a1663c114
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4509
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânicaEducação; Ensino-aprendizagemAtividades experimentais no ensino de mecânica; Tecnologias de informação e comunicação; Objetos de aprendizagem; Videoanálise; Modelagem científica; TrackerMetodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Saavedra Filho, Nestor CortezLenz, Jorge AlbertoBezerra Jr, Arandi GinaneFlorczak, Marcos AntônioGarcia, Vinicius Geovane2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/450910.3895/rbect.v10n3.4509Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4509Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
spellingShingle A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Educação; Ensino-aprendizagem
Atividades experimentais no ensino de mecânica; Tecnologias de informação e comunicação; Objetos de aprendizagem; Videoanálise; Modelagem científica; Tracker
title_short A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_full A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_fullStr A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_full_unstemmed A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
title_sort A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
author Saavedra Filho, Nestor Cortez
author_facet Saavedra Filho, Nestor Cortez
Lenz, Jorge Alberto
Bezerra Jr, Arandi Ginane
Florczak, Marcos Antônio
Garcia, Vinicius Geovane
author_role author
author2 Lenz, Jorge Alberto
Bezerra Jr, Arandi Ginane
Florczak, Marcos Antônio
Garcia, Vinicius Geovane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra Filho, Nestor Cortez
Lenz, Jorge Alberto
Bezerra Jr, Arandi Ginane
Florczak, Marcos Antônio
Garcia, Vinicius Geovane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-aprendizagem
Atividades experimentais no ensino de mecânica; Tecnologias de informação e comunicação; Objetos de aprendizagem; Videoanálise; Modelagem científica; Tracker
topic Educação; Ensino-aprendizagem
Atividades experimentais no ensino de mecânica; Tecnologias de informação e comunicação; Objetos de aprendizagem; Videoanálise; Modelagem científica; Tracker
description Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509
10.3895/rbect.v10n3.4509
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n3.4509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870464286720