A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509 |
Resumo: | Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência. |
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A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânicaEducação; Ensino-aprendizagemAtividades experimentais no ensino de mecânica; Tecnologias de informação e comunicação; Objetos de aprendizagem; Videoanálise; Modelagem científica; TrackerMetodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Saavedra Filho, Nestor CortezLenz, Jorge AlbertoBezerra Jr, Arandi GinaneFlorczak, Marcos AntônioGarcia, Vinicius Geovane2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/450910.3895/rbect.v10n3.4509Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4509/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4509Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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