A área de ensino após a avaliação quadrienal da CAPES: reflexões fora da caixa, inovações e desafios em 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Tania Cremonini Araújo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sovierzoski, Hilda Helena, Borba, Marcelo de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7744
Resumo: Qualificar pessoas para atuar na formação de formadores em Ensino/Educação no Brasil é uma ação por si, de grande relevância social. Em 2017 a Área de Ensino registrou 157 programas, dos quais 140 foram avaliados: 139 individuais e um em rede, a REAMEC, Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática.  Provocamos aqui reflexões sobre a avaliação tais como: inovações: 1- A avaliação da produção intelectual integral, com quatro “Qualis”; 2- O indicador pontos totais por docente permanente por ano; 3- O uso combinado de indicadores; 4- A criação do Qualis-Educacional; 5- Aa ficha de acompanhamento da internacionalização. Destacamos redes de cooperação em ensino e pesquisa (INCT-Ensino) e sugerimos mudanças na avaliação, entre as quais mais cooperação e menos competição e maior valorização da Inserção Social. Depositamos na comunidade na Área de Ensino uma enorme confiança sobre seu papel na resistência da sociedade por uma educação pública e de qualidade.
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