A área de ensino após a avaliação quadrienal da CAPES: reflexões fora da caixa, inovações e desafios em 2017
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7744 |
Resumo: | Qualificar pessoas para atuar na formação de formadores em Ensino/Educação no Brasil é uma ação por si, de grande relevância social. Em 2017 a Área de Ensino registrou 157 programas, dos quais 140 foram avaliados: 139 individuais e um em rede, a REAMEC, Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática. Provocamos aqui reflexões sobre a avaliação tais como: inovações: 1- A avaliação da produção intelectual integral, com quatro “Qualis”; 2- O indicador pontos totais por docente permanente por ano; 3- O uso combinado de indicadores; 4- A criação do Qualis-Educacional; 5- Aa ficha de acompanhamento da internacionalização. Destacamos redes de cooperação em ensino e pesquisa (INCT-Ensino) e sugerimos mudanças na avaliação, entre as quais mais cooperação e menos competição e maior valorização da Inserção Social. Depositamos na comunidade na Área de Ensino uma enorme confiança sobre seu papel na resistência da sociedade por uma educação pública e de qualidade. |
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A área de ensino após a avaliação quadrienal da CAPES: reflexões fora da caixa, inovações e desafios em 2017EnsinoEnsino; Avaliação; Inovação; Indicadores; Cooperação.Qualificar pessoas para atuar na formação de formadores em Ensino/Educação no Brasil é uma ação por si, de grande relevância social. Em 2017 a Área de Ensino registrou 157 programas, dos quais 140 foram avaliados: 139 individuais e um em rede, a REAMEC, Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática. Provocamos aqui reflexões sobre a avaliação tais como: inovações: 1- A avaliação da produção intelectual integral, com quatro “Qualis”; 2- O indicador pontos totais por docente permanente por ano; 3- O uso combinado de indicadores; 4- A criação do Qualis-Educacional; 5- Aa ficha de acompanhamento da internacionalização. Destacamos redes de cooperação em ensino e pesquisa (INCT-Ensino) e sugerimos mudanças na avaliação, entre as quais mais cooperação e menos competição e maior valorização da Inserção Social. Depositamos na comunidade na Área de Ensino uma enorme confiança sobre seu papel na resistência da sociedade por uma educação pública e de qualidade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Jorge, Tania Cremonini AraújoSovierzoski, Hilda HelenaBorba, Marcelo de Carvalho2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/774410.3895/rbect.v10n3.7744Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7744/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/7744Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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