A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357 |
Resumo: | Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Olinda, Pernambuco, Brasil. Nestas aulas a professora propôs um problema para a turma resolver, sobre a combustão do álcool, com o objetivo de introduzir o conteúdo de estequiometria em nível qualitativo. Os resultados mostraram que a professora adotou alguns elementos da perspectiva construtivista para abordar a resolução de problemas em sala de aula. O problema elaborado e proposto pela docente foi classificado como do tipo escolar qualitativo. Durante o processo de resolução do problema os alunos puderam colocar em ação conteúdos do tipo conceitual e procedimental. A professora buscou introduzir a experimentação de forma articulada à resolução de problemas, trazendo à tona alguns aspectos: uma abordagem fenomenológica sobre a combustão do álcool; o professor como mediador das discussões em grupo, incentivando a observação, a reflexão e a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o que acontece na combustão do álcool, tornando explícitas suas concepções prévias e a possibilidade dos alunos reformularem suas hipóteses, favorecendo a compreensão de conceitos químicos, especificamente, o de reação química. |
id |
UTFPR-7_6538be24c1e103f9c83ed437c09d0030 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1357 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Olinda, Pernambuco, Brasil. Nestas aulas a professora propôs um problema para a turma resolver, sobre a combustão do álcool, com o objetivo de introduzir o conteúdo de estequiometria em nível qualitativo. Os resultados mostraram que a professora adotou alguns elementos da perspectiva construtivista para abordar a resolução de problemas em sala de aula. O problema elaborado e proposto pela docente foi classificado como do tipo escolar qualitativo. Durante o processo de resolução do problema os alunos puderam colocar em ação conteúdos do tipo conceitual e procedimental. A professora buscou introduzir a experimentação de forma articulada à resolução de problemas, trazendo à tona alguns aspectos: uma abordagem fenomenológica sobre a combustão do álcool; o professor como mediador das discussões em grupo, incentivando a observação, a reflexão e a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o que acontece na combustão do álcool, tornando explícitas suas concepções prévias e a possibilidade dos alunos reformularem suas hipóteses, favorecendo a compreensão de conceitos químicos, especificamente, o de reação química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batinga, Verônica Tavares SantosTeixeira, Francimar Martins2014-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/135710.3895/S1982-873X2014000100002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357/1220Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1357Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
spellingShingle |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria Batinga, Verônica Tavares Santos |
title_short |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_full |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_fullStr |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_full_unstemmed |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
title_sort |
A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria |
author |
Batinga, Verônica Tavares Santos |
author_facet |
Batinga, Verônica Tavares Santos Teixeira, Francimar Martins |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Francimar Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batinga, Verônica Tavares Santos Teixeira, Francimar Martins |
description |
Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Olinda, Pernambuco, Brasil. Nestas aulas a professora propôs um problema para a turma resolver, sobre a combustão do álcool, com o objetivo de introduzir o conteúdo de estequiometria em nível qualitativo. Os resultados mostraram que a professora adotou alguns elementos da perspectiva construtivista para abordar a resolução de problemas em sala de aula. O problema elaborado e proposto pela docente foi classificado como do tipo escolar qualitativo. Durante o processo de resolução do problema os alunos puderam colocar em ação conteúdos do tipo conceitual e procedimental. A professora buscou introduzir a experimentação de forma articulada à resolução de problemas, trazendo à tona alguns aspectos: uma abordagem fenomenológica sobre a combustão do álcool; o professor como mediador das discussões em grupo, incentivando a observação, a reflexão e a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o que acontece na combustão do álcool, tornando explícitas suas concepções prévias e a possibilidade dos alunos reformularem suas hipóteses, favorecendo a compreensão de conceitos químicos, especificamente, o de reação química. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357 10.3895/S1982-873X2014000100002 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2014000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357/1220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870588018688 |