A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batinga, Verônica Tavares Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira, Francimar Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357
Resumo: Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Olinda, Pernambuco, Brasil. Nestas aulas a professora propôs um problema para a turma resolver, sobre a combustão do álcool,  com o objetivo de introduzir o conteúdo de estequiometria em nível qualitativo. Os resultados mostraram que a professora adotou alguns elementos da perspectiva construtivista para abordar a resolução de problemas em sala de aula. O problema elaborado e proposto pela docente foi classificado como do tipo escolar qualitativo. Durante o processo de resolução do problema os alunos puderam colocar em ação conteúdos do tipo conceitual e procedimental. A professora buscou introduzir a experimentação de forma articulada à resolução de problemas, trazendo à tona alguns aspectos: uma abordagem fenomenológica sobre a combustão do álcool; o professor como mediador das discussões em grupo, incentivando a observação, a reflexão e a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o que acontece na combustão do álcool, tornando explícitas suas concepções prévias e a possibilidade dos alunos reformularem suas hipóteses, favorecendo a compreensão de conceitos químicos, especificamente, o de reação química.
id UTFPR-7_6538be24c1e103f9c83ed437c09d0030
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1357
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Olinda, Pernambuco, Brasil. Nestas aulas a professora propôs um problema para a turma resolver, sobre a combustão do álcool,  com o objetivo de introduzir o conteúdo de estequiometria em nível qualitativo. Os resultados mostraram que a professora adotou alguns elementos da perspectiva construtivista para abordar a resolução de problemas em sala de aula. O problema elaborado e proposto pela docente foi classificado como do tipo escolar qualitativo. Durante o processo de resolução do problema os alunos puderam colocar em ação conteúdos do tipo conceitual e procedimental. A professora buscou introduzir a experimentação de forma articulada à resolução de problemas, trazendo à tona alguns aspectos: uma abordagem fenomenológica sobre a combustão do álcool; o professor como mediador das discussões em grupo, incentivando a observação, a reflexão e a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o que acontece na combustão do álcool, tornando explícitas suas concepções prévias e a possibilidade dos alunos reformularem suas hipóteses, favorecendo a compreensão de conceitos químicos, especificamente, o de reação química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batinga, Verônica Tavares SantosTeixeira, Francimar Martins2014-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/135710.3895/S1982-873X2014000100002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357/1220Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1357Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
title A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
spellingShingle A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
Batinga, Verônica Tavares Santos
title_short A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
title_full A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
title_fullStr A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
title_full_unstemmed A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
title_sort A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria
author Batinga, Verônica Tavares Santos
author_facet Batinga, Verônica Tavares Santos
Teixeira, Francimar Martins
author_role author
author2 Teixeira, Francimar Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batinga, Verônica Tavares Santos
Teixeira, Francimar Martins
description Neste estudo buscou-se investigar como uma professora de Química aborda a resolução de problemas em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa realizada se insere numa abordagem qualitativa envolvendo um estudode caso. Nesse sentido, foram filmadas quatro aulas da professora numa turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Olinda, Pernambuco, Brasil. Nestas aulas a professora propôs um problema para a turma resolver, sobre a combustão do álcool,  com o objetivo de introduzir o conteúdo de estequiometria em nível qualitativo. Os resultados mostraram que a professora adotou alguns elementos da perspectiva construtivista para abordar a resolução de problemas em sala de aula. O problema elaborado e proposto pela docente foi classificado como do tipo escolar qualitativo. Durante o processo de resolução do problema os alunos puderam colocar em ação conteúdos do tipo conceitual e procedimental. A professora buscou introduzir a experimentação de forma articulada à resolução de problemas, trazendo à tona alguns aspectos: uma abordagem fenomenológica sobre a combustão do álcool; o professor como mediador das discussões em grupo, incentivando a observação, a reflexão e a formulação de hipóteses pelos alunos sobre o que acontece na combustão do álcool, tornando explícitas suas concepções prévias e a possibilidade dos alunos reformularem suas hipóteses, favorecendo a compreensão de conceitos químicos, especificamente, o de reação química.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357
10.3895/S1982-873X2014000100002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357/1220
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870588018688