Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genovese, Cinthia Leticia Carvalho Roversi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Genovese, Luiz Gonzaga Roversi, Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1990
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a controvérsia sobre os transgênicos e a aparente aceitação dos consumidores brasileiros a esses alimentos, sob a ótica de alguns conceitos da Teoria Crítica de Horkheimer e Adorno (1985), como esclarecimento e Indústria Cultural. Posteriormente, argumentamos a importância da formação de professores, para que eles auxiliem os estudantes na busca de uma cidadania plena, autônoma e crítica. Neste sentido, propomos o estudo de questões controversas, como os transgênicos, que envolvem a ciência e a sociedade em nossas escolas. Tais questões são conhecidas como questões sociocientíficas (QSC).
id UTFPR-7_66774e9989feda7161452af91119b80d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1990
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de CiênciasO objetivo deste trabalho é discutir a controvérsia sobre os transgênicos e a aparente aceitação dos consumidores brasileiros a esses alimentos, sob a ótica de alguns conceitos da Teoria Crítica de Horkheimer e Adorno (1985), como esclarecimento e Indústria Cultural. Posteriormente, argumentamos a importância da formação de professores, para que eles auxiliem os estudantes na busca de uma cidadania plena, autônoma e crítica. Neste sentido, propomos o estudo de questões controversas, como os transgênicos, que envolvem a ciência e a sociedade em nossas escolas. Tais questões são conhecidas como questões sociocientíficas (QSC).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal de GoiásGenovese, Cinthia Leticia Carvalho RoversiGenovese, Luiz Gonzaga RoversiCarvalho, Washington Luiz Pacheco de2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/199010.3895/rbect.v8n4.1990Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1990/2523Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1990Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências
title Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências
spellingShingle Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências
Genovese, Cinthia Leticia Carvalho Roversi
title_short Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências
title_full Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências
title_fullStr Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências
title_full_unstemmed Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências
title_sort Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências
author Genovese, Cinthia Leticia Carvalho Roversi
author_facet Genovese, Cinthia Leticia Carvalho Roversi
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
author_role author
author2 Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.contributor.author.fl_str_mv Genovese, Cinthia Leticia Carvalho Roversi
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
description O objetivo deste trabalho é discutir a controvérsia sobre os transgênicos e a aparente aceitação dos consumidores brasileiros a esses alimentos, sob a ótica de alguns conceitos da Teoria Crítica de Horkheimer e Adorno (1985), como esclarecimento e Indústria Cultural. Posteriormente, argumentamos a importância da formação de professores, para que eles auxiliem os estudantes na busca de uma cidadania plena, autônoma e crítica. Neste sentido, propomos o estudo de questões controversas, como os transgênicos, que envolvem a ciência e a sociedade em nossas escolas. Tais questões são conhecidas como questões sociocientíficas (QSC).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1990
10.3895/rbect.v8n4.1990
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1990
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n4.1990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1990/2523
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n4
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701815096344576