Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Filho, Roberto Sobreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Félix de Sousa, Isabela Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada. 
id UTFPR-7_699e2c925b5083da2a4134ec40ff7167
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5246
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente7.08.01.04-5 Antropologia EducacionalCiências (ensino fundamental); Educação sexual; EtnologiaEste trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pereira Filho, Roberto SobreiraFélix de Sousa, Isabela Cabral2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/524610.3895/rbect.v10n3.5246Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5246Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
title Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
spellingShingle Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
Pereira Filho, Roberto Sobreira
7.08.01.04-5 Antropologia Educacional
Ciências (ensino fundamental); Educação sexual; Etnologia
title_short Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
title_full Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
title_fullStr Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
title_full_unstemmed Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
title_sort Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
author Pereira Filho, Roberto Sobreira
author_facet Pereira Filho, Roberto Sobreira
Félix de Sousa, Isabela Cabral
author_role author
author2 Félix de Sousa, Isabela Cabral
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Filho, Roberto Sobreira
Félix de Sousa, Isabela Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.01.04-5 Antropologia Educacional
Ciências (ensino fundamental); Educação sexual; Etnologia
topic 7.08.01.04-5 Antropologia Educacional
Ciências (ensino fundamental); Educação sexual; Etnologia
description Este trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246
10.3895/rbect.v10n3.5246
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n3.5246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870893154304