Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246 |
Resumo: | Este trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada. |
id |
UTFPR-7_699e2c925b5083da2a4134ec40ff7167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5246 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente7.08.01.04-5 Antropologia EducacionalCiências (ensino fundamental); Educação sexual; EtnologiaEste trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pereira Filho, Roberto SobreiraFélix de Sousa, Isabela Cabral2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/524610.3895/rbect.v10n3.5246Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5246Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente |
title |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente |
spellingShingle |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente Pereira Filho, Roberto Sobreira 7.08.01.04-5 Antropologia Educacional Ciências (ensino fundamental); Educação sexual; Etnologia |
title_short |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente |
title_full |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente |
title_fullStr |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente |
title_full_unstemmed |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente |
title_sort |
Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente |
author |
Pereira Filho, Roberto Sobreira |
author_facet |
Pereira Filho, Roberto Sobreira Félix de Sousa, Isabela Cabral |
author_role |
author |
author2 |
Félix de Sousa, Isabela Cabral |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Filho, Roberto Sobreira Félix de Sousa, Isabela Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.01.04-5 Antropologia Educacional Ciências (ensino fundamental); Educação sexual; Etnologia |
topic |
7.08.01.04-5 Antropologia Educacional Ciências (ensino fundamental); Educação sexual; Etnologia |
description |
Este trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246 10.3895/rbect.v10n3.5246 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n3.5246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5246/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870893154304 |