Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educação básica. Para isto, foram realizadas atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST, sendo o trabalho realizado com grupos de alunos e professores do Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral, uma escola de Tempo Integral da capital do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos. |
id |
UTFPR-7_71d91ad8356d5f20ac0280bec0ece0c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/239 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinarEste trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educação básica. Para isto, foram realizadas atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST, sendo o trabalho realizado com grupos de alunos e professores do Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral, uma escola de Tempo Integral da capital do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ribacionka, Márcia Cristina dos SantosAraújo, Mauro Sérgio Teixeira deNascimento, Rômulo Pereira2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23910.3895/S1982-873X2008000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239/211Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/239Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos |
title_short |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_full |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_sort |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
author |
Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos |
author_facet |
Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Nascimento, Rômulo Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Nascimento, Rômulo Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Nascimento, Rômulo Pereira |
description |
Este trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educação básica. Para isto, foram realizadas atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST, sendo o trabalho realizado com grupos de alunos e professores do Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral, uma escola de Tempo Integral da capital do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239 10.3895/S1982-873X2008000300005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2008000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239/211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871914467328 |