Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14835 |
Resumo: | Este estudo objetiva compreender e analisar as construções identitárias formadas em interação com a virtualidade de alunos do Ensino Fundamental público. Utiliza-se de abordagem qualitativa e da pesquisa-ação como estratégia, e traz como participantes do estudo dez alunos integrantes do núcleo de tecnologias, cujo faz parte da divisão setorial multisseriada do Ensino Fundamental público de um colégio estadual situado na periferia de um município do Centro-Oeste do Estado do Paraná. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a) diário de bordo com anotações das observações realizadas pela pesquisadora no sentido de organizar tabelas; b) curso de extensão via plataforma Moodle. Os resultados mostram que a geração contemporânea constrói suas identidades não apenas no espaço/tempo real, mas também no espaço/tempo virtual. As ciberidentidades que se formam no espaço e tempo digital buscam atender a multiplicidade de experiências proporcionadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a constituir novos paradigmas sociais e educacionais. Constatou-se que o tempo em que os participantes passam diante das telas de seus aparatos tecnológicos, influencia suas relações e comportamentos a partir dos meios digitais, fazendo com que suas identidades assumam formas múltiplas atendendo às suas necessidades momentâneas, isto é, uma aceitação refletida nas redes sociais. Para os participantes, os processos escolares se distanciam de suas ações cotidianas no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais, porém, as suas habilidades se restringem às redes sociais e aos jogos on-line. Desse modo, verificou-se que existem diferenças nas formas como os participantes constroem suas identidades na atualidade, assim, há necessidade de repensar algumas práticas para o processo de ensino e aprendizagem, a considerar as tecnologias como recurso de linguagem digital para o conhecimento. |
id |
UTFPR-7_72efd6ae6362ad936209d0e03aed9346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14835 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagemEducação/Ensino e AprendizagemCiberidentidades; Identidades virtuais; Tecnologias digitais.Este estudo objetiva compreender e analisar as construções identitárias formadas em interação com a virtualidade de alunos do Ensino Fundamental público. Utiliza-se de abordagem qualitativa e da pesquisa-ação como estratégia, e traz como participantes do estudo dez alunos integrantes do núcleo de tecnologias, cujo faz parte da divisão setorial multisseriada do Ensino Fundamental público de um colégio estadual situado na periferia de um município do Centro-Oeste do Estado do Paraná. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a) diário de bordo com anotações das observações realizadas pela pesquisadora no sentido de organizar tabelas; b) curso de extensão via plataforma Moodle. Os resultados mostram que a geração contemporânea constrói suas identidades não apenas no espaço/tempo real, mas também no espaço/tempo virtual. As ciberidentidades que se formam no espaço e tempo digital buscam atender a multiplicidade de experiências proporcionadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a constituir novos paradigmas sociais e educacionais. Constatou-se que o tempo em que os participantes passam diante das telas de seus aparatos tecnológicos, influencia suas relações e comportamentos a partir dos meios digitais, fazendo com que suas identidades assumam formas múltiplas atendendo às suas necessidades momentâneas, isto é, uma aceitação refletida nas redes sociais. Para os participantes, os processos escolares se distanciam de suas ações cotidianas no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais, porém, as suas habilidades se restringem às redes sociais e aos jogos on-line. Desse modo, verificou-se que existem diferenças nas formas como os participantes constroem suas identidades na atualidade, assim, há necessidade de repensar algumas práticas para o processo de ensino e aprendizagem, a considerar as tecnologias como recurso de linguagem digital para o conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Marin, ElianeSantinello, JamileAlvaristo, Eliziane de Fátima2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1483510.3895/rbect.v15n2.14835Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14835/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14835/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14835/2502Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/14835Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem |
title |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem Marin, Eliane Educação/Ensino e Aprendizagem Ciberidentidades; Identidades virtuais; Tecnologias digitais. |
title_short |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Ciberidentidades nos anos finais do Ensino Fundamental Público: relações no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Marin, Eliane |
author_facet |
Marin, Eliane Santinello, Jamile Alvaristo, Eliziane de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Santinello, Jamile Alvaristo, Eliziane de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Eliane Santinello, Jamile Alvaristo, Eliziane de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação/Ensino e Aprendizagem Ciberidentidades; Identidades virtuais; Tecnologias digitais. |
topic |
Educação/Ensino e Aprendizagem Ciberidentidades; Identidades virtuais; Tecnologias digitais. |
description |
Este estudo objetiva compreender e analisar as construções identitárias formadas em interação com a virtualidade de alunos do Ensino Fundamental público. Utiliza-se de abordagem qualitativa e da pesquisa-ação como estratégia, e traz como participantes do estudo dez alunos integrantes do núcleo de tecnologias, cujo faz parte da divisão setorial multisseriada do Ensino Fundamental público de um colégio estadual situado na periferia de um município do Centro-Oeste do Estado do Paraná. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a) diário de bordo com anotações das observações realizadas pela pesquisadora no sentido de organizar tabelas; b) curso de extensão via plataforma Moodle. Os resultados mostram que a geração contemporânea constrói suas identidades não apenas no espaço/tempo real, mas também no espaço/tempo virtual. As ciberidentidades que se formam no espaço e tempo digital buscam atender a multiplicidade de experiências proporcionadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a constituir novos paradigmas sociais e educacionais. Constatou-se que o tempo em que os participantes passam diante das telas de seus aparatos tecnológicos, influencia suas relações e comportamentos a partir dos meios digitais, fazendo com que suas identidades assumam formas múltiplas atendendo às suas necessidades momentâneas, isto é, uma aceitação refletida nas redes sociais. Para os participantes, os processos escolares se distanciam de suas ações cotidianas no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais, porém, as suas habilidades se restringem às redes sociais e aos jogos on-line. Desse modo, verificou-se que existem diferenças nas formas como os participantes constroem suas identidades na atualidade, assim, há necessidade de repensar algumas práticas para o processo de ensino e aprendizagem, a considerar as tecnologias como recurso de linguagem digital para o conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14835 10.3895/rbect.v15n2.14835 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14835 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v15n2.14835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14835/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14835/pdf_1 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14835/2502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 2022 1982-873X 10.3895/rbect.v15n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789914521600 |