Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ivelise Kraide
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Velho, André Ricardo Theodoro, Barwaldt, Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552
Resumo: Este artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber.
id IFRS-2_3ba8b12ce401ade25cc53db98bef15ba
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1552
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias DigitaisDivisãoObjetos Virtuais de AprendizagemTecnologias DigitaisEste artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/155210.35819/remat2016v2i2id1552REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 105-121REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 105-121REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 105-1212447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552/1313Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ivelise KraideVelho, André Ricardo TheodoroBarwaldt, Regina2022-12-28T15:54:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1552Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:54:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
title Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
spellingShingle Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
Alves, Ivelise Kraide
Divisão
Objetos Virtuais de Aprendizagem
Tecnologias Digitais
title_short Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
title_full Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
title_fullStr Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
title_full_unstemmed Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
title_sort Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
author Alves, Ivelise Kraide
author_facet Alves, Ivelise Kraide
Velho, André Ricardo Theodoro
Barwaldt, Regina
author_role author
author2 Velho, André Ricardo Theodoro
Barwaldt, Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ivelise Kraide
Velho, André Ricardo Theodoro
Barwaldt, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Divisão
Objetos Virtuais de Aprendizagem
Tecnologias Digitais
topic Divisão
Objetos Virtuais de Aprendizagem
Tecnologias Digitais
description Este artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552
10.35819/remat2016v2i2id1552
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i2id1552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552/1313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 105-121
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 105-121
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 105-121
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705179381760