Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastiany, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pizzato, Michelle Camara, Del Pino, José Cláudio, Miskinis Salgado, Tania Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1169
Resumo:  O trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços, museus e também escolas, como uns locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.
id UTFPR-7_827e8aa6de98f7bcb43bb74aa404fe1d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1169
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências O trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços, museus e também escolas, como uns locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sebastiany, Ana PaulaPizzato, Michelle CamaraDel Pino, José CláudioMiskinis Salgado, Tania Denise2012-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/116910.3895/S1982-873X2012000200004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 2 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1169/838Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:39Zoai:periodicos.utfpr:article/1169Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:39Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
spellingShingle Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
Sebastiany, Ana Paula
title_short Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title_full Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title_fullStr Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title_full_unstemmed Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title_sort Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
author Sebastiany, Ana Paula
author_facet Sebastiany, Ana Paula
Pizzato, Michelle Camara
Del Pino, José Cláudio
Miskinis Salgado, Tania Denise
author_role author
author2 Pizzato, Michelle Camara
Del Pino, José Cláudio
Miskinis Salgado, Tania Denise
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastiany, Ana Paula
Pizzato, Michelle Camara
Del Pino, José Cláudio
Miskinis Salgado, Tania Denise
description  O trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços, museus e também escolas, como uns locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1169
10.3895/S1982-873X2012000200004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1169
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1169/838
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 2 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701815753801728