Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauletti, Fabiana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Catelli, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa escola pública, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Química. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que o ensino de isomeria geométrica pode ser potencializado com o uso de aplicativos computacionais, numa dimensão em que os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico são explorados a partir da multiplicidade de simulações suscitadas nesses aplicativos.
id UTFPR-7_8eba0e5e974bbe4673008cc50370f8bf
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5759
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométricaA case study: computer programs mediating the teaching of geometric isomerism7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais.Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programsEste artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa escola pública, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Química. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que o ensino de isomeria geométrica pode ser potencializado com o uso de aplicativos computacionais, numa dimensão em que os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico são explorados a partir da multiplicidade de simulações suscitadas nesses aplicativos.This article aims to investigate the possibilities of use of computer simulation programs in teaching Chemistry and specifically in the field of geometric isomerism in the context of public education. The study was established from a literature review and a case study in a public school, in which semi-structured interviews were conducted with three teachers of Chemistry. The methodology used was the Textual Discourse Analysis. The results show that the teaching of geometric isomerism can be enhanced with the use of computer applications, a dimension in which the levels of macroscopic, microscopic and symbolic representation are explored from multiple simulations arising in these applications.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pauletti, FabianaCatelli, Francisco2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/575910.3895/rbect.v11n1.5759Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:00:19Zoai:periodicos.utfpr:article/5759Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T20:00:19Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
A case study: computer programs mediating the teaching of geometric isomerism
title Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
spellingShingle Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
Pauletti, Fabiana
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais.
Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programs
title_short Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_full Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_fullStr Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_full_unstemmed Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
title_sort Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
author Pauletti, Fabiana
author_facet Pauletti, Fabiana
Catelli, Francisco
author_role author
author2 Catelli, Francisco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pauletti, Fabiana
Catelli, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais.
Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programs
topic 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais.
Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programs
description Este artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa escola pública, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Química. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que o ensino de isomeria geométrica pode ser potencializado com o uso de aplicativos computacionais, numa dimensão em que os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico são explorados a partir da multiplicidade de simulações suscitadas nesses aplicativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759
10.3895/rbect.v11n1.5759
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n1.5759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871812755456