Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa escola pública, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Química. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que o ensino de isomeria geométrica pode ser potencializado com o uso de aplicativos computacionais, numa dimensão em que os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico são explorados a partir da multiplicidade de simulações suscitadas nesses aplicativos. |
id |
UTFPR-7_8eba0e5e974bbe4673008cc50370f8bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5759 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométricaA case study: computer programs mediating the teaching of geometric isomerism7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais.Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programsEste artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa escola pública, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Química. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que o ensino de isomeria geométrica pode ser potencializado com o uso de aplicativos computacionais, numa dimensão em que os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico são explorados a partir da multiplicidade de simulações suscitadas nesses aplicativos.This article aims to investigate the possibilities of use of computer simulation programs in teaching Chemistry and specifically in the field of geometric isomerism in the context of public education. The study was established from a literature review and a case study in a public school, in which semi-structured interviews were conducted with three teachers of Chemistry. The methodology used was the Textual Discourse Analysis. The results show that the teaching of geometric isomerism can be enhanced with the use of computer applications, a dimension in which the levels of macroscopic, microscopic and symbolic representation are explored from multiple simulations arising in these applications.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pauletti, FabianaCatelli, Francisco2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/575910.3895/rbect.v11n1.5759Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:00:19Zoai:periodicos.utfpr:article/5759Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T20:00:19Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica A case study: computer programs mediating the teaching of geometric isomerism |
title |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica |
spellingShingle |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica Pauletti, Fabiana 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais. Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programs |
title_short |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica |
title_full |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica |
title_fullStr |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica |
title_full_unstemmed |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica |
title_sort |
Um estudo de caso: programas computacionais mediando o ensino de isomeria geométrica |
author |
Pauletti, Fabiana |
author_facet |
Pauletti, Fabiana Catelli, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Catelli, Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pauletti, Fabiana Catelli, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais. Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programs |
topic |
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.01-0 Teorias da Instrução 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de Química; Isomeria geométrica; Programas computacionais. Chemistry teaching; Geometrical isomerism; Computational programs |
description |
Este artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no ensino de Química e especificamente no campo de isomeria geométrica no contexto do ensino público. O estudo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso numa escola pública, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Química. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que o ensino de isomeria geométrica pode ser potencializado com o uso de aplicativos computacionais, numa dimensão em que os níveis de representação macroscópico, microscópico e simbólico são explorados a partir da multiplicidade de simulações suscitadas nesses aplicativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759 10.3895/rbect.v11n1.5759 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n1.5759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5759/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871812755456 |