Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766 |
Resumo: | Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada com uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática, desenvolvida baseando-se nas novas tendências para o ensino e aprendizagem de matemática. A questão principal é: O que se mostra em uma atividade de Modelagem em relação à participação dos estudantes e do professor? Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a atividade de Modelagem Matemática, no contexto do tema “água”, sob o ponto de vista do professor e dos estudantes em uma primeira experiência. Por meio dessa primeira experiência, ainda com lacunas, foi possível constatar diferença considerável entre a prática educativa utilizando a Modelagem e a prática usual de ensino. A saída da zona de conforto do professor mostra que é possível a formação de um estudante mais crítico e mais preparado. |
id |
UTFPR-7_98f68a14dc603fe76730c3204e8e0e59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/3766 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vividaModelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagemEste artigo apresenta o relato de uma experiência realizada com uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática, desenvolvida baseando-se nas novas tendências para o ensino e aprendizagem de matemática. A questão principal é: O que se mostra em uma atividade de Modelagem em relação à participação dos estudantes e do professor? Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a atividade de Modelagem Matemática, no contexto do tema “água”, sob o ponto de vista do professor e dos estudantes em uma primeira experiência. Por meio dessa primeira experiência, ainda com lacunas, foi possível constatar diferença considerável entre a prática educativa utilizando a Modelagem e a prática usual de ensino. A saída da zona de conforto do professor mostra que é possível a formação de um estudante mais crítico e mais preparado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Huf, Samuel FranciscoBurak, Dionísio2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/376610.3895/rbect.v10n2.3766Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/3766Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida |
title |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida |
spellingShingle |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida Huf, Samuel Francisco Modelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagem |
title_short |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida |
title_full |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida |
title_fullStr |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida |
title_sort |
Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida |
author |
Huf, Samuel Francisco |
author_facet |
Huf, Samuel Francisco Burak, Dionísio |
author_role |
author |
author2 |
Burak, Dionísio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Huf, Samuel Francisco Burak, Dionísio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagem |
topic |
Modelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada com uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática, desenvolvida baseando-se nas novas tendências para o ensino e aprendizagem de matemática. A questão principal é: O que se mostra em uma atividade de Modelagem em relação à participação dos estudantes e do professor? Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a atividade de Modelagem Matemática, no contexto do tema “água”, sob o ponto de vista do professor e dos estudantes em uma primeira experiência. Por meio dessa primeira experiência, ainda com lacunas, foi possível constatar diferença considerável entre a prática educativa utilizando a Modelagem e a prática usual de ensino. A saída da zona de conforto do professor mostra que é possível a formação de um estudante mais crítico e mais preparado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766 10.3895/rbect.v10n2.3766 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n2.3766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871377596416 |