Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oechsler, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gaertner, Rosinéte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048
Resumo: Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Tendo em vista essa orientação, este artigo apresenta duas atividades, produto de uma dissertação de Mestrado Profissional, que abordam a Matemática, de forma a contribuir para o exercício da cidadania dos jovens. Essas propostas foram criadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram estudados os documentos que norteiam o Ensino Médio, bem como a definição de cidadania e o movimento da Educação Matemática Crítica, que alia a ideia de cidadania com o ensino de Matemática.
id UTFPR-7_a3fb675da168914e61d5fb1968b85b55
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2048
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãosOs documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Tendo em vista essa orientação, este artigo apresenta duas atividades, produto de uma dissertação de Mestrado Profissional, que abordam a Matemática, de forma a contribuir para o exercício da cidadania dos jovens. Essas propostas foram criadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram estudados os documentos que norteiam o Ensino Médio, bem como a definição de cidadania e o movimento da Educação Matemática Crítica, que alia a ideia de cidadania com o ensino de Matemática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oechsler, VanessaGaertner, Rosinéte2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/204810.3895/rbect.v8n4.2048Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048/2521Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/2048Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
spellingShingle Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
Oechsler, Vanessa
title_short Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_full Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_fullStr Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_full_unstemmed Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_sort Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
author Oechsler, Vanessa
author_facet Oechsler, Vanessa
Gaertner, Rosinéte
author_role author
author2 Gaertner, Rosinéte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oechsler, Vanessa
Gaertner, Rosinéte
description Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Tendo em vista essa orientação, este artigo apresenta duas atividades, produto de uma dissertação de Mestrado Profissional, que abordam a Matemática, de forma a contribuir para o exercício da cidadania dos jovens. Essas propostas foram criadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram estudados os documentos que norteiam o Ensino Médio, bem como a definição de cidadania e o movimento da Educação Matemática Crítica, que alia a ideia de cidadania com o ensino de Matemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048
10.3895/rbect.v8n4.2048
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n4.2048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048/2521
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n4
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701814056157184