Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Santer Alvares de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Coutinho, Francisco Ângelo, Chaves, Andréa Carla Leite, Costa, Fernanda de Jesus, Amaral, Fernando Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574
Resumo: O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara das informações e elaboração de generalizações básicas foi realizado um tratamento estatístico utilizando-se o software SPSS. Foram analisadas quatro coleções aprovadas no PNLD. A análise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecarrega os recursos cognitivos do aluno. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.
id UTFPR-7_b1285be21c16049171114f5bda9879d3
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/574
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologiaO artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara das informações e elaboração de generalizações básicas foi realizado um tratamento estatístico utilizando-se o software SPSS. Foram analisadas quatro coleções aprovadas no PNLD. A análise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecarrega os recursos cognitivos do aluno. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Matos, Santer Alvares deCoutinho, Francisco ÂngeloChaves, Andréa Carla LeiteCosta, Fernanda de JesusAmaral, Fernando Costa2010-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/57410.3895/S1982-873X2010000100006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 1 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574/470Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/574Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
spellingShingle Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
Matos, Santer Alvares de
title_short Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_full Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_fullStr Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_full_unstemmed Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
title_sort Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia
author Matos, Santer Alvares de
author_facet Matos, Santer Alvares de
Coutinho, Francisco Ângelo
Chaves, Andréa Carla Leite
Costa, Fernanda de Jesus
Amaral, Fernando Costa
author_role author
author2 Coutinho, Francisco Ângelo
Chaves, Andréa Carla Leite
Costa, Fernanda de Jesus
Amaral, Fernando Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Santer Alvares de
Coutinho, Francisco Ângelo
Chaves, Andréa Carla Leite
Costa, Fernanda de Jesus
Amaral, Fernando Costa
description O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. Para uma visualização mais clara das informações e elaboração de generalizações básicas foi realizado um tratamento estatístico utilizando-se o software SPSS. Foram analisadas quatro coleções aprovadas no PNLD. A análise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecarrega os recursos cognitivos do aluno. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574
10.3895/S1982-873X2010000100006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/574/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 1 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872062316544