Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marco Antonio
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Soares, Sabrina, Paulo, Iramaia Cabral de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/235
Resumo: Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos básicos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fornecedores de evidências de aprendizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.
id UTFPR-7_b259c7eb4330876cb3eece05429b701b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/235
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quânticaNeste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos básicos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fornecedores de evidências de aprendizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Moreira, Marco AntonioSoares, SabrinaPaulo, Iramaia Cabral de2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23510.3895/S1982-873X2008000300001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/235/207Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/235Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
spellingShingle Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
Moreira, Marco Antonio
title_short Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title_full Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title_fullStr Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title_full_unstemmed Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
title_sort Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica
author Moreira, Marco Antonio
author_facet Moreira, Marco Antonio
Soares, Sabrina
Paulo, Iramaia Cabral de
author_role author
author2 Soares, Sabrina
Paulo, Iramaia Cabral de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
Soares, Sabrina
Paulo, Iramaia Cabral de
description Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos básicos de Mecânica Quântica. A intenção do trabalho é a de ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como instrumentos fornecedores de evidências de aprendizagem significativa. Além disso, comenta-se também o uso de mapas conceituais com outras finalidades instrucionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/235
10.3895/S1982-873X2008000300001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/235
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2008000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/235/207
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20080003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869741817856