Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harres, João Batista Siqueira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pizzato, Michelle Camara, Sebastiany, Ana Paula, Predebon, Flaviane, Fonseca, Magda Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234
Resumo: Neste trabalho, analisamos a evolução das concepções de futuros professores em relação às formas de acessar e considerar as idéias dos alunos. A investigação tem por contexto uma disciplina do primeiro ano de um curso de licenciatura que forma professores para as disciplinas de física, química e matemática, estruturado de modo a favorecer, desde o início do curso, uma aproximação à futura prática docente. As análises envolveram a consideração da produção coletiva de três grupos de alunos da disciplina em contraste com uma hipótese de progressão dessas concepções. Os resultados indicam a presença de diferentes níveis de associação entre as concepções explicitadas e a sua aplicação.
id UTFPR-7_b7120d968759cd38b596cb10206388a9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/234
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos AlunosNeste trabalho, analisamos a evolução das concepções de futuros professores em relação às formas de acessar e considerar as idéias dos alunos. A investigação tem por contexto uma disciplina do primeiro ano de um curso de licenciatura que forma professores para as disciplinas de física, química e matemática, estruturado de modo a favorecer, desde o início do curso, uma aproximação à futura prática docente. As análises envolveram a consideração da produção coletiva de três grupos de alunos da disciplina em contraste com uma hipótese de progressão dessas concepções. Os resultados indicam a presença de diferentes níveis de associação entre as concepções explicitadas e a sua aplicação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Harres, João Batista SiqueiraPizzato, Michelle CamaraSebastiany, Ana PaulaPredebon, FlavianeFonseca, Magda Cristiane2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23410.3895/S1982-873X2008000200006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234/206Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/234Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
title Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
spellingShingle Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
Harres, João Batista Siqueira
title_short Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
title_full Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
title_fullStr Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
title_full_unstemmed Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
title_sort Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
author Harres, João Batista Siqueira
author_facet Harres, João Batista Siqueira
Pizzato, Michelle Camara
Sebastiany, Ana Paula
Predebon, Flaviane
Fonseca, Magda Cristiane
author_role author
author2 Pizzato, Michelle Camara
Sebastiany, Ana Paula
Predebon, Flaviane
Fonseca, Magda Cristiane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Harres, João Batista Siqueira
Pizzato, Michelle Camara
Sebastiany, Ana Paula
Predebon, Flaviane
Fonseca, Magda Cristiane
description Neste trabalho, analisamos a evolução das concepções de futuros professores em relação às formas de acessar e considerar as idéias dos alunos. A investigação tem por contexto uma disciplina do primeiro ano de um curso de licenciatura que forma professores para as disciplinas de física, química e matemática, estruturado de modo a favorecer, desde o início do curso, uma aproximação à futura prática docente. As análises envolveram a consideração da produção coletiva de três grupos de alunos da disciplina em contraste com uma hipótese de progressão dessas concepções. Os resultados indicam a presença de diferentes níveis de associação entre as concepções explicitadas e a sua aplicação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234
10.3895/S1982-873X2008000200006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2008000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234/206
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20080002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871815901184