Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234 |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos a evolução das concepções de futuros professores em relação às formas de acessar e considerar as idéias dos alunos. A investigação tem por contexto uma disciplina do primeiro ano de um curso de licenciatura que forma professores para as disciplinas de física, química e matemática, estruturado de modo a favorecer, desde o início do curso, uma aproximação à futura prática docente. As análises envolveram a consideração da produção coletiva de três grupos de alunos da disciplina em contraste com uma hipótese de progressão dessas concepções. Os resultados indicam a presença de diferentes níveis de associação entre as concepções explicitadas e a sua aplicação. |
id |
UTFPR-7_b7120d968759cd38b596cb10206388a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/234 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos AlunosNeste trabalho, analisamos a evolução das concepções de futuros professores em relação às formas de acessar e considerar as idéias dos alunos. A investigação tem por contexto uma disciplina do primeiro ano de um curso de licenciatura que forma professores para as disciplinas de física, química e matemática, estruturado de modo a favorecer, desde o início do curso, uma aproximação à futura prática docente. As análises envolveram a consideração da produção coletiva de três grupos de alunos da disciplina em contraste com uma hipótese de progressão dessas concepções. Os resultados indicam a presença de diferentes níveis de associação entre as concepções explicitadas e a sua aplicação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Harres, João Batista SiqueiraPizzato, Michelle CamaraSebastiany, Ana PaulaPredebon, FlavianeFonseca, Magda Cristiane2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23410.3895/S1982-873X2008000200006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234/206Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/234Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos |
title |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos |
spellingShingle |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos Harres, João Batista Siqueira |
title_short |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos |
title_full |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos |
title_fullStr |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos |
title_full_unstemmed |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos |
title_sort |
Evolução das Concepções de Futuros Professores sobre a Natureza e as Formas de Conhecer as Idéias dos Alunos |
author |
Harres, João Batista Siqueira |
author_facet |
Harres, João Batista Siqueira Pizzato, Michelle Camara Sebastiany, Ana Paula Predebon, Flaviane Fonseca, Magda Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Pizzato, Michelle Camara Sebastiany, Ana Paula Predebon, Flaviane Fonseca, Magda Cristiane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Harres, João Batista Siqueira Pizzato, Michelle Camara Sebastiany, Ana Paula Predebon, Flaviane Fonseca, Magda Cristiane |
description |
Neste trabalho, analisamos a evolução das concepções de futuros professores em relação às formas de acessar e considerar as idéias dos alunos. A investigação tem por contexto uma disciplina do primeiro ano de um curso de licenciatura que forma professores para as disciplinas de física, química e matemática, estruturado de modo a favorecer, desde o início do curso, uma aproximação à futura prática docente. As análises envolveram a consideração da produção coletiva de três grupos de alunos da disciplina em contraste com uma hipótese de progressão dessas concepções. Os resultados indicam a presença de diferentes níveis de associação entre as concepções explicitadas e a sua aplicação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234 10.3895/S1982-873X2008000200006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2008000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/234/206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871815901184 |