A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harres, João Batista Siqueira
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6664
Resumo: Relata-se uma pesquisa sobre como um grupo de 103 professores de Ciências e Matemática, envolvidos em processos de formação inicial e continuada, manifestam-se e propõem ações com relação ao conhecimento prévio dos alunos. Analisa-se qualitativa e quantitativamente as concepções sobre aprendizagem, implícitas na consideração do conhecimento prévio dos estudantes sobre a forma da Terra e o potencial, para promoção de uma evolução conceitual das estratégias didáticas propostas para o caso. Os resultados mostram que o reconhecimento da existência do conhecimento prévio aumenta em função do estágio de formação, embora o mesmo não ocorra quanto às estratégias para evolução desse conhecimento pois essas caracterizam-se majoritariamente por uma pobreza didática . Discute-se, no final, as implicações para a formação inicial e continuada de professores.
id UFSC-19_c4ac334901106b317f4a6a827d4335eb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6664
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terraRelata-se uma pesquisa sobre como um grupo de 103 professores de Ciências e Matemática, envolvidos em processos de formação inicial e continuada, manifestam-se e propõem ações com relação ao conhecimento prévio dos alunos. Analisa-se qualitativa e quantitativamente as concepções sobre aprendizagem, implícitas na consideração do conhecimento prévio dos estudantes sobre a forma da Terra e o potencial, para promoção de uma evolução conceitual das estratégias didáticas propostas para o caso. Os resultados mostram que o reconhecimento da existência do conhecimento prévio aumenta em função do estágio de formação, embora o mesmo não ocorra quanto às estratégias para evolução desse conhecimento pois essas caracterizam-se majoritariamente por uma pobreza didática . Discute-se, no final, as implicações para a formação inicial e continuada de professores.Imprensa Universitária - UFSC2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6664Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 18 n. 3 (2001); 278-2972175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6664/6135Harres, João Batista Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:21:43Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6664Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:21:43Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra
title A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra
spellingShingle A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra
Harres, João Batista Siqueira
title_short A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra
title_full A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra
title_fullStr A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra
title_full_unstemmed A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra
title_sort A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra
author Harres, João Batista Siqueira
author_facet Harres, João Batista Siqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harres, João Batista Siqueira
description Relata-se uma pesquisa sobre como um grupo de 103 professores de Ciências e Matemática, envolvidos em processos de formação inicial e continuada, manifestam-se e propõem ações com relação ao conhecimento prévio dos alunos. Analisa-se qualitativa e quantitativamente as concepções sobre aprendizagem, implícitas na consideração do conhecimento prévio dos estudantes sobre a forma da Terra e o potencial, para promoção de uma evolução conceitual das estratégias didáticas propostas para o caso. Os resultados mostram que o reconhecimento da existência do conhecimento prévio aumenta em função do estágio de formação, embora o mesmo não ocorra quanto às estratégias para evolução desse conhecimento pois essas caracterizam-se majoritariamente por uma pobreza didática . Discute-se, no final, as implicações para a formação inicial e continuada de professores.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6664
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6664/6135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 18 n. 3 (2001); 278-297
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570244710400