Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697 |
Resumo: | Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências. |
id |
UTFPR-7_caf930b811f5b5209918a01ec3bea9ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5697 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciênciasEducational products in a professional master’s degree course7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de EducaçãoMestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciênciasProfessional master degree; Educational products; Science educationComo os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências.How are the educational products of a course distributed within the categories proposed by the science education area document in the last six years? What do Professional Master's dissertations indicate their goals in proposing educational products? Based on the research questions described, the article refers to educational products produced in a Professional Master's in science education, seeking to understand how such productions contribute and / or reinforce approaches to science education. It is a qualitative research where we mapped the educational products of the graduate program of professional masters of Federal Institute of Rio de Janeiro, seeking the theoretical and methodological aspects regarding the science education proposals. The results highlight preferences - educational media and text supplies - and showed a lack of investments in educational products related to science divulgation, and academic extension. Pointed to enhance studies on educational products to reflect on educational practice elements to improve science education in these courses.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESFAPERJMoreira, Maria Cristina do AmaralRôças, GisellePereira, Marcus ViniciusAnjos, Maylta Brandão dos2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/569710.3895/rbect.v11n3.5697Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:39:36Zoai:periodicos.utfpr:article/5697Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:39:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências Educational products in a professional master’s degree course |
title |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
spellingShingle |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências Moreira, Maria Cristina do Amaral 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação Mestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciências Professional master degree; Educational products; Science education |
title_short |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_full |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_fullStr |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_sort |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
author |
Moreira, Maria Cristina do Amaral |
author_facet |
Moreira, Maria Cristina do Amaral Rôças, Giselle Pereira, Marcus Vinicius Anjos, Maylta Brandão dos |
author_role |
author |
author2 |
Rôças, Giselle Pereira, Marcus Vinicius Anjos, Maylta Brandão dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES FAPERJ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria Cristina do Amaral Rôças, Giselle Pereira, Marcus Vinicius Anjos, Maylta Brandão dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação Mestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciências Professional master degree; Educational products; Science education |
topic |
7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação Mestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciências Professional master degree; Educational products; Science education |
description |
Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697 10.3895/rbect.v11n3.5697 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n3.5697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871837921280 |