Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Cristina do Amaral
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rôças, Giselle, Pereira, Marcus Vinicius, Anjos, Maylta Brandão dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697
Resumo: Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências.
id UTFPR-7_caf930b811f5b5209918a01ec3bea9ee
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5697
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciênciasEducational products in a professional master’s degree course7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de EducaçãoMestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciênciasProfessional master degree; Educational products; Science educationComo os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências.How are the educational products of a course distributed within the categories proposed by the science education area document in the last six years? What do Professional Master's dissertations indicate their goals in proposing educational products? Based on the research questions described, the article refers to educational products produced in a Professional Master's in science education, seeking to understand how such productions contribute and / or reinforce approaches to science education. It is a qualitative research where we mapped the educational products of the graduate program of professional masters of Federal Institute of Rio de Janeiro, seeking the theoretical and methodological aspects regarding the science education proposals. The results highlight preferences - educational media and text supplies - and showed a lack of investments in educational products related to science divulgation, and academic extension. Pointed to enhance studies on educational products to reflect on educational practice elements to improve science education in these courses.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESFAPERJMoreira, Maria Cristina do AmaralRôças, GisellePereira, Marcus ViniciusAnjos, Maylta Brandão dos2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/569710.3895/rbect.v11n3.5697Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:39:36Zoai:periodicos.utfpr:article/5697Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:39:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
Educational products in a professional master’s degree course
title Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
spellingShingle Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
Moreira, Maria Cristina do Amaral
7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação
Mestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciências
Professional master degree; Educational products; Science education
title_short Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_full Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_fullStr Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_full_unstemmed Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_sort Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
author Moreira, Maria Cristina do Amaral
author_facet Moreira, Maria Cristina do Amaral
Rôças, Giselle
Pereira, Marcus Vinicius
Anjos, Maylta Brandão dos
author_role author
author2 Rôças, Giselle
Pereira, Marcus Vinicius
Anjos, Maylta Brandão dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
FAPERJ

dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Cristina do Amaral
Rôças, Giselle
Pereira, Marcus Vinicius
Anjos, Maylta Brandão dos
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação
Mestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciências
Professional master degree; Educational products; Science education
topic 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação
Mestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciências
Professional master degree; Educational products; Science education
description Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697
10.3895/rbect.v11n3.5697
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n3.5697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871837921280