Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favalesso, Marília Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bento de Oliveira, Juliana, Klüber, Tiago Emanuel, Bittencourt Guimarães, Ana Tereza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608
Resumo: O objetivo foi avaliar a construção de conceitos biológicos quando os alunos são submetidos a atividades práticas em laboratório. Três turmas de ensino médio participaram (C, E1 e E2), sendo escolhidas sob critérios pré-definidos. E1 e E2 participaram de quatro diferentes aulas práticas em laboratório, enquanto a C apenas assistiu a aulas expositivas. Os grupos realizaram uma avaliação ao final de cada conteúdo abordado, sendo as correções realizadas por três diferentes avaliadores. Não houve diferenças significativas entre as notas dos avaliadores, indicando adequação nos critérios de avaliação inter-avaliadores. Quanto aos grupos, a análise descritiva revelou notas inferiores para o C quando comparado à E1 e E2. Pode-se concluir que as dimensões do ensino teórico não são isoladas do prático, mas que ambos são complementares ao outro, havendo sempre a construção dos conceitos quando ambos são ministrados de forma concomitante pelo professor de biologia. 
id UTFPR-7_cee8633ef91802332c054cd6ad7f6982
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7608
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimentalConstruction of meanings in practical lessons of biology laboratory: an evaluation by quasi-experimental design2.01.00.00-0Didática; ensino; ciênciaDidatics; Teaching; ScienceO objetivo foi avaliar a construção de conceitos biológicos quando os alunos são submetidos a atividades práticas em laboratório. Três turmas de ensino médio participaram (C, E1 e E2), sendo escolhidas sob critérios pré-definidos. E1 e E2 participaram de quatro diferentes aulas práticas em laboratório, enquanto a C apenas assistiu a aulas expositivas. Os grupos realizaram uma avaliação ao final de cada conteúdo abordado, sendo as correções realizadas por três diferentes avaliadores. Não houve diferenças significativas entre as notas dos avaliadores, indicando adequação nos critérios de avaliação inter-avaliadores. Quanto aos grupos, a análise descritiva revelou notas inferiores para o C quando comparado à E1 e E2. Pode-se concluir que as dimensões do ensino teórico não são isoladas do prático, mas que ambos são complementares ao outro, havendo sempre a construção dos conceitos quando ambos são ministrados de forma concomitante pelo professor de biologia. The aim was to evaluate the construction of biological meanings when students undergo practical activities in the laboratory. From the quantitative research methodology, the evaluations of three high school classes were analyzed: E1 and E2 participated in four different practical classes in the laboratory, while C just watched expository classes The groups carried out an assessment at the end of each content addressed, and corrections performed by three different evaluators. There were no significant differences between the scores of evaluators, indicating adequacy in inter-rater evaluation criteria. As regards the groups, the descriptive analysis showed lower values for the C group when compared to the experimental groups. It can be concluded that the dimensions of the theoretical are not isolated from the practical, but both are complementary. There is always the construction of solids meanings when both are administered concomitantly by the biology professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqFavalesso, Marília MeloBento de Oliveira, JulianaKlüber, Tiago EmanuelBittencourt Guimarães, Ana Tereza2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/760810.3895/rbect.v12n3.7608Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:47Zoai:periodicos.utfpr:article/7608Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
Construction of meanings in practical lessons of biology laboratory: an evaluation by quasi-experimental design
title Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
spellingShingle Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
Favalesso, Marília Melo
2.01.00.00-0
Didática; ensino; ciência
Didatics; Teaching; Science
title_short Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
title_full Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
title_fullStr Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
title_full_unstemmed Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
title_sort Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
author Favalesso, Marília Melo
author_facet Favalesso, Marília Melo
Bento de Oliveira, Juliana
Klüber, Tiago Emanuel
Bittencourt Guimarães, Ana Tereza
author_role author
author2 Bento de Oliveira, Juliana
Klüber, Tiago Emanuel
Bittencourt Guimarães, Ana Tereza
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq

dc.contributor.author.fl_str_mv Favalesso, Marília Melo
Bento de Oliveira, Juliana
Klüber, Tiago Emanuel
Bittencourt Guimarães, Ana Tereza
dc.subject.por.fl_str_mv 2.01.00.00-0
Didática; ensino; ciência
Didatics; Teaching; Science
topic 2.01.00.00-0
Didática; ensino; ciência
Didatics; Teaching; Science
description O objetivo foi avaliar a construção de conceitos biológicos quando os alunos são submetidos a atividades práticas em laboratório. Três turmas de ensino médio participaram (C, E1 e E2), sendo escolhidas sob critérios pré-definidos. E1 e E2 participaram de quatro diferentes aulas práticas em laboratório, enquanto a C apenas assistiu a aulas expositivas. Os grupos realizaram uma avaliação ao final de cada conteúdo abordado, sendo as correções realizadas por três diferentes avaliadores. Não houve diferenças significativas entre as notas dos avaliadores, indicando adequação nos critérios de avaliação inter-avaliadores. Quanto aos grupos, a análise descritiva revelou notas inferiores para o C quando comparado à E1 e E2. Pode-se concluir que as dimensões do ensino teórico não são isoladas do prático, mas que ambos são complementares ao outro, havendo sempre a construção dos conceitos quando ambos são ministrados de forma concomitante pelo professor de biologia. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608
10.3895/rbect.v12n3.7608
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n3.7608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871863087104