Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608 |
Resumo: | O objetivo foi avaliar a construção de conceitos biológicos quando os alunos são submetidos a atividades práticas em laboratório. Três turmas de ensino médio participaram (C, E1 e E2), sendo escolhidas sob critérios pré-definidos. E1 e E2 participaram de quatro diferentes aulas práticas em laboratório, enquanto a C apenas assistiu a aulas expositivas. Os grupos realizaram uma avaliação ao final de cada conteúdo abordado, sendo as correções realizadas por três diferentes avaliadores. Não houve diferenças significativas entre as notas dos avaliadores, indicando adequação nos critérios de avaliação inter-avaliadores. Quanto aos grupos, a análise descritiva revelou notas inferiores para o C quando comparado à E1 e E2. Pode-se concluir que as dimensões do ensino teórico não são isoladas do prático, mas que ambos são complementares ao outro, havendo sempre a construção dos conceitos quando ambos são ministrados de forma concomitante pelo professor de biologia. |
id |
UTFPR-7_cee8633ef91802332c054cd6ad7f6982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7608 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimentalConstruction of meanings in practical lessons of biology laboratory: an evaluation by quasi-experimental design2.01.00.00-0Didática; ensino; ciênciaDidatics; Teaching; ScienceO objetivo foi avaliar a construção de conceitos biológicos quando os alunos são submetidos a atividades práticas em laboratório. Três turmas de ensino médio participaram (C, E1 e E2), sendo escolhidas sob critérios pré-definidos. E1 e E2 participaram de quatro diferentes aulas práticas em laboratório, enquanto a C apenas assistiu a aulas expositivas. Os grupos realizaram uma avaliação ao final de cada conteúdo abordado, sendo as correções realizadas por três diferentes avaliadores. Não houve diferenças significativas entre as notas dos avaliadores, indicando adequação nos critérios de avaliação inter-avaliadores. Quanto aos grupos, a análise descritiva revelou notas inferiores para o C quando comparado à E1 e E2. Pode-se concluir que as dimensões do ensino teórico não são isoladas do prático, mas que ambos são complementares ao outro, havendo sempre a construção dos conceitos quando ambos são ministrados de forma concomitante pelo professor de biologia. The aim was to evaluate the construction of biological meanings when students undergo practical activities in the laboratory. From the quantitative research methodology, the evaluations of three high school classes were analyzed: E1 and E2 participated in four different practical classes in the laboratory, while C just watched expository classes The groups carried out an assessment at the end of each content addressed, and corrections performed by three different evaluators. There were no significant differences between the scores of evaluators, indicating adequacy in inter-rater evaluation criteria. As regards the groups, the descriptive analysis showed lower values for the C group when compared to the experimental groups. It can be concluded that the dimensions of the theoretical are not isolated from the practical, but both are complementary. There is always the construction of solids meanings when both are administered concomitantly by the biology professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqFavalesso, Marília MeloBento de Oliveira, JulianaKlüber, Tiago EmanuelBittencourt Guimarães, Ana Tereza2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/760810.3895/rbect.v12n3.7608Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:47Zoai:periodicos.utfpr:article/7608Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental Construction of meanings in practical lessons of biology laboratory: an evaluation by quasi-experimental design |
title |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental |
spellingShingle |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental Favalesso, Marília Melo 2.01.00.00-0 Didática; ensino; ciência Didatics; Teaching; Science |
title_short |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental |
title_full |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental |
title_fullStr |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental |
title_full_unstemmed |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental |
title_sort |
Construção de significados em aulas práticas de laboratório de biologia: uma avaliação por delineamento quase-experimental |
author |
Favalesso, Marília Melo |
author_facet |
Favalesso, Marília Melo Bento de Oliveira, Juliana Klüber, Tiago Emanuel Bittencourt Guimarães, Ana Tereza |
author_role |
author |
author2 |
Bento de Oliveira, Juliana Klüber, Tiago Emanuel Bittencourt Guimarães, Ana Tereza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favalesso, Marília Melo Bento de Oliveira, Juliana Klüber, Tiago Emanuel Bittencourt Guimarães, Ana Tereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
2.01.00.00-0 Didática; ensino; ciência Didatics; Teaching; Science |
topic |
2.01.00.00-0 Didática; ensino; ciência Didatics; Teaching; Science |
description |
O objetivo foi avaliar a construção de conceitos biológicos quando os alunos são submetidos a atividades práticas em laboratório. Três turmas de ensino médio participaram (C, E1 e E2), sendo escolhidas sob critérios pré-definidos. E1 e E2 participaram de quatro diferentes aulas práticas em laboratório, enquanto a C apenas assistiu a aulas expositivas. Os grupos realizaram uma avaliação ao final de cada conteúdo abordado, sendo as correções realizadas por três diferentes avaliadores. Não houve diferenças significativas entre as notas dos avaliadores, indicando adequação nos critérios de avaliação inter-avaliadores. Quanto aos grupos, a análise descritiva revelou notas inferiores para o C quando comparado à E1 e E2. Pode-se concluir que as dimensões do ensino teórico não são isoladas do prático, mas que ambos são complementares ao outro, havendo sempre a construção dos conceitos quando ambos são ministrados de forma concomitante pelo professor de biologia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608 10.3895/rbect.v12n3.7608 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n3.7608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7608/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871863087104 |