Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9420 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é implementar um micromundo físico desenvolvido com tecnologia WebGL para a aprendizagem de Física. Amparado pela teoria construcionista de Seymour Papert, o trabalho propõe a implementação de um micromundo assim como proposto por Papert, ou seja, de maneira que o próprio aluno defina as condições a serem analisadas no micromundo físico, alterando as variáveis, observando e compreendendo os resultados. Com a proposta, espera-se que o micromundo desenvolvido seja condizente com a proposta inicial de Papert e possibilite a compreensão de conteúdos físicos que exigem maior nível de abstração, através das interações com o ambiente simulado, conteúdos estes que muitas vezes são demasiadamente abstratos para serem relacionados espontaneamente com situações cotidianas. |
id |
UTFPR-7_e2b2b60a400378745c28852aaef039e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9420 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de físicaImplementation of the physics microworlds proposed by Seymour Papert for teaching physicsEducação - Ensino-Aprendizagem: Tecnologia EducacionalMicromundo físico; Ensino de Física; ConstrucionismoPhysics microworld; Teaching physics; ConstructionismO objetivo deste trabalho é implementar um micromundo físico desenvolvido com tecnologia WebGL para a aprendizagem de Física. Amparado pela teoria construcionista de Seymour Papert, o trabalho propõe a implementação de um micromundo assim como proposto por Papert, ou seja, de maneira que o próprio aluno defina as condições a serem analisadas no micromundo físico, alterando as variáveis, observando e compreendendo os resultados. Com a proposta, espera-se que o micromundo desenvolvido seja condizente com a proposta inicial de Papert e possibilite a compreensão de conteúdos físicos que exigem maior nível de abstração, através das interações com o ambiente simulado, conteúdos estes que muitas vezes são demasiadamente abstratos para serem relacionados espontaneamente com situações cotidianas.The objective of this work is to implement a physics microworld developed with WebGL technology for teaching Physics. Supported by the constructionist theory of Seymour Papert, this work proposes the implementation of a microworld as proposed by Papert, that is, so that the student defines the conditions to be analyzed in the physics microworld, changing the variables, observing and understanding the results. With this proposal, the developed microworld is expected to be consistent with Papert’s initial proposal, which must allow the understanding of physics contents that require a higher level of abstraction by means of interactions with the simulated environment and contents that are often too abstract to be spontaneously related to everyday situations.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Flor, Fabiana AparecidaRibeiro, Rafael João2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/942010.3895/rbect.v13n2.9420Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9420/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:55Zoai:periodicos.utfpr:article/9420Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:55Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física Implementation of the physics microworlds proposed by Seymour Papert for teaching physics |
title |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física |
spellingShingle |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física Flor, Fabiana Aparecida Educação - Ensino-Aprendizagem: Tecnologia Educacional Micromundo físico; Ensino de Física; Construcionismo Physics microworld; Teaching physics; Constructionism |
title_short |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física |
title_full |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física |
title_fullStr |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física |
title_full_unstemmed |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física |
title_sort |
Implementação dos micromundos físicos propostos por Seymour Papert para o ensino de física |
author |
Flor, Fabiana Aparecida |
author_facet |
Flor, Fabiana Aparecida Ribeiro, Rafael João |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Rafael João |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flor, Fabiana Aparecida Ribeiro, Rafael João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Ensino-Aprendizagem: Tecnologia Educacional Micromundo físico; Ensino de Física; Construcionismo Physics microworld; Teaching physics; Constructionism |
topic |
Educação - Ensino-Aprendizagem: Tecnologia Educacional Micromundo físico; Ensino de Física; Construcionismo Physics microworld; Teaching physics; Constructionism |
description |
O objetivo deste trabalho é implementar um micromundo físico desenvolvido com tecnologia WebGL para a aprendizagem de Física. Amparado pela teoria construcionista de Seymour Papert, o trabalho propõe a implementação de um micromundo assim como proposto por Papert, ou seja, de maneira que o próprio aluno defina as condições a serem analisadas no micromundo físico, alterando as variáveis, observando e compreendendo os resultados. Com a proposta, espera-se que o micromundo desenvolvido seja condizente com a proposta inicial de Papert e possibilite a compreensão de conteúdos físicos que exigem maior nível de abstração, através das interações com o ambiente simulado, conteúdos estes que muitas vezes são demasiadamente abstratos para serem relacionados espontaneamente com situações cotidianas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9420 10.3895/rbect.v13n2.9420 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9420 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n2.9420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9420/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815825104896 |