Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543 |
Resumo: | Em consequência dos expressivos avanços sociais e tecnológicos, os sistemas de ensino se desenvolvem mediante a manifestação de diferentes modelos de ensino, modelos que buscam o aperfeiçoamento da aprendizagem, como através da aprendizagem móvel. Nesse contexto, o presente trabalho visa discutir perspectivas de uso de aplicativos em smartphones com softwares de simulação, embasada em considerações teóricas a respeito da aprendizagem móvel, voltada para o ensino de Química. Metodologicamente, foi realizada uma busca na distribuidora de aplicativos PlayStore por aplicativos de livre acesso que apresentassem softwares de simulação no contexto da Química. Durante a busca, foi verificado o caráter conceitual ou operacional dos aplicativos para análise, que se deu a partir da evidenciação dos potenciais de uso dos apps no ensino de Química, ressaltando características do m-Learning durante o processo. Foram encontrados cinco aplicativos, e os resultados apontam que os aplicativos encontrados podem ser utilizados em diferentes contextos educacionais, sem a necessidade de um servidor de internet, podendo ser utilizados de forma cooperativa ou individual em diferentes locais e horários. Contudo, ressalta-se a necessidade de adequação do uso de tais recursos nos métodos de ensino por professores, buscando o aprimoramento da aprendizagem. |
id |
UTFPR-7_e44de6c2a1734e3806d8b9ec6c040d75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11543 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learningSoftware simulation in teaching chemistry: a perspective through m-learning7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalAprendizagem móvel; Ensino de Química; SimulaçãoEm consequência dos expressivos avanços sociais e tecnológicos, os sistemas de ensino se desenvolvem mediante a manifestação de diferentes modelos de ensino, modelos que buscam o aperfeiçoamento da aprendizagem, como através da aprendizagem móvel. Nesse contexto, o presente trabalho visa discutir perspectivas de uso de aplicativos em smartphones com softwares de simulação, embasada em considerações teóricas a respeito da aprendizagem móvel, voltada para o ensino de Química. Metodologicamente, foi realizada uma busca na distribuidora de aplicativos PlayStore por aplicativos de livre acesso que apresentassem softwares de simulação no contexto da Química. Durante a busca, foi verificado o caráter conceitual ou operacional dos aplicativos para análise, que se deu a partir da evidenciação dos potenciais de uso dos apps no ensino de Química, ressaltando características do m-Learning durante o processo. Foram encontrados cinco aplicativos, e os resultados apontam que os aplicativos encontrados podem ser utilizados em diferentes contextos educacionais, sem a necessidade de um servidor de internet, podendo ser utilizados de forma cooperativa ou individual em diferentes locais e horários. Contudo, ressalta-se a necessidade de adequação do uso de tais recursos nos métodos de ensino por professores, buscando o aprimoramento da aprendizagem.As a result of expressive social and technological advances, teaching systems are developed through the manifestation of different teaching methods, models that seek to improve learning, such as through mobile learning. In this context, the present work aims to discuss perspectives of using applications on smartphones with software simulation, based on theoretical considerations regarding mobile learning, focused on teaching Chemistry. Methodologically, a search was carried out in the application distributor PlayStore for free access applications that presented software simulation in the context of Chemistry. During the search, the conceptual or operational character of the applications for analysis was verified, which occurred from the disclosure of the potential uses of apps in Chemistry teaching, highlighting characteristics of m-Learning during the process. Five applications were found, and the results indicate that the applications found can be used in different educational contexts, without the need for an internet server, and can be used cooperatively or individually at different locations and times. However, the need to adapt the use of such resources in teaching methods by teachers is emphasized, seeking to improve learning.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Renan AmorimVasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1154310.3895/rbect.v14n1.11543Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:07Zoai:periodicos.utfpr:article/11543Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning Software simulation in teaching chemistry: a perspective through m-learning |
title |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning |
spellingShingle |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning Silva, Renan Amorim 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Aprendizagem móvel; Ensino de Química; Simulação |
title_short |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning |
title_full |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning |
title_fullStr |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning |
title_full_unstemmed |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning |
title_sort |
Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning |
author |
Silva, Renan Amorim |
author_facet |
Silva, Renan Amorim Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renan Amorim Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Aprendizagem móvel; Ensino de Química; Simulação |
topic |
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Aprendizagem móvel; Ensino de Química; Simulação |
description |
Em consequência dos expressivos avanços sociais e tecnológicos, os sistemas de ensino se desenvolvem mediante a manifestação de diferentes modelos de ensino, modelos que buscam o aperfeiçoamento da aprendizagem, como através da aprendizagem móvel. Nesse contexto, o presente trabalho visa discutir perspectivas de uso de aplicativos em smartphones com softwares de simulação, embasada em considerações teóricas a respeito da aprendizagem móvel, voltada para o ensino de Química. Metodologicamente, foi realizada uma busca na distribuidora de aplicativos PlayStore por aplicativos de livre acesso que apresentassem softwares de simulação no contexto da Química. Durante a busca, foi verificado o caráter conceitual ou operacional dos aplicativos para análise, que se deu a partir da evidenciação dos potenciais de uso dos apps no ensino de Química, ressaltando características do m-Learning durante o processo. Foram encontrados cinco aplicativos, e os resultados apontam que os aplicativos encontrados podem ser utilizados em diferentes contextos educacionais, sem a necessidade de um servidor de internet, podendo ser utilizados de forma cooperativa ou individual em diferentes locais e horários. Contudo, ressalta-se a necessidade de adequação do uso de tais recursos nos métodos de ensino por professores, buscando o aprimoramento da aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543 10.3895/rbect.v14n1.11543 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n1.11543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871873572864 |