Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renan Amorim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543
Resumo: Em consequência dos expressivos avanços sociais e tecnológicos, os sistemas de ensino se desenvolvem mediante a manifestação de diferentes modelos de ensino, modelos que buscam o aperfeiçoamento da aprendizagem, como através da aprendizagem móvel. Nesse contexto, o presente trabalho visa discutir perspectivas de uso de aplicativos em smartphones com softwares de simulação, embasada em considerações teóricas a respeito da aprendizagem móvel, voltada para o ensino de Química. Metodologicamente, foi realizada uma busca na distribuidora de aplicativos PlayStore por aplicativos de livre acesso que apresentassem softwares de simulação no contexto da Química. Durante a busca, foi verificado o caráter conceitual ou operacional dos aplicativos para análise, que se deu a partir da evidenciação dos potenciais de uso dos apps no ensino de Química, ressaltando características do m-Learning durante o processo. Foram encontrados cinco aplicativos, e os resultados apontam que os aplicativos encontrados podem ser utilizados em diferentes contextos educacionais, sem a necessidade de um servidor de internet, podendo ser utilizados de forma cooperativa ou individual em diferentes locais e horários. Contudo, ressalta-se a necessidade de adequação do uso de tais recursos nos métodos de ensino por professores, buscando o aprimoramento da aprendizagem.
id UTFPR-7_e44de6c2a1734e3806d8b9ec6c040d75
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11543
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learningSoftware simulation in teaching chemistry: a perspective through m-learning7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalAprendizagem móvel; Ensino de Química; SimulaçãoEm consequência dos expressivos avanços sociais e tecnológicos, os sistemas de ensino se desenvolvem mediante a manifestação de diferentes modelos de ensino, modelos que buscam o aperfeiçoamento da aprendizagem, como através da aprendizagem móvel. Nesse contexto, o presente trabalho visa discutir perspectivas de uso de aplicativos em smartphones com softwares de simulação, embasada em considerações teóricas a respeito da aprendizagem móvel, voltada para o ensino de Química. Metodologicamente, foi realizada uma busca na distribuidora de aplicativos PlayStore por aplicativos de livre acesso que apresentassem softwares de simulação no contexto da Química. Durante a busca, foi verificado o caráter conceitual ou operacional dos aplicativos para análise, que se deu a partir da evidenciação dos potenciais de uso dos apps no ensino de Química, ressaltando características do m-Learning durante o processo. Foram encontrados cinco aplicativos, e os resultados apontam que os aplicativos encontrados podem ser utilizados em diferentes contextos educacionais, sem a necessidade de um servidor de internet, podendo ser utilizados de forma cooperativa ou individual em diferentes locais e horários. Contudo, ressalta-se a necessidade de adequação do uso de tais recursos nos métodos de ensino por professores, buscando o aprimoramento da aprendizagem.As a result of expressive social and technological advances, teaching systems are developed through the manifestation of different teaching methods, models that seek to improve learning, such as through mobile learning. In this context, the present work aims to discuss perspectives of using applications on smartphones with software simulation, based on theoretical considerations regarding mobile learning, focused on teaching Chemistry. Methodologically, a search was carried out in the application distributor PlayStore for free access applications that presented software simulation in the context of Chemistry. During the search, the conceptual or operational character of the applications for analysis was verified, which occurred from the disclosure of the potential uses of apps in Chemistry teaching, highlighting characteristics of m-Learning during the process. Five applications were found, and the results indicate that the applications found can be used in different educational contexts, without the need for an internet server, and can be used cooperatively or individually at different locations and times. However, the need to adapt the use of such resources in teaching methods by teachers is emphasized, seeking to improve learning.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Renan AmorimVasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1154310.3895/rbect.v14n1.11543Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:07Zoai:periodicos.utfpr:article/11543Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
Software simulation in teaching chemistry: a perspective through m-learning
title Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
spellingShingle Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
Silva, Renan Amorim
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Aprendizagem móvel; Ensino de Química; Simulação
title_short Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
title_full Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
title_fullStr Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
title_full_unstemmed Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
title_sort Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning
author Silva, Renan Amorim
author_facet Silva, Renan Amorim
Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda
author_role author
author2 Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renan Amorim
Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Aprendizagem móvel; Ensino de Química; Simulação
topic 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Aprendizagem móvel; Ensino de Química; Simulação
description Em consequência dos expressivos avanços sociais e tecnológicos, os sistemas de ensino se desenvolvem mediante a manifestação de diferentes modelos de ensino, modelos que buscam o aperfeiçoamento da aprendizagem, como através da aprendizagem móvel. Nesse contexto, o presente trabalho visa discutir perspectivas de uso de aplicativos em smartphones com softwares de simulação, embasada em considerações teóricas a respeito da aprendizagem móvel, voltada para o ensino de Química. Metodologicamente, foi realizada uma busca na distribuidora de aplicativos PlayStore por aplicativos de livre acesso que apresentassem softwares de simulação no contexto da Química. Durante a busca, foi verificado o caráter conceitual ou operacional dos aplicativos para análise, que se deu a partir da evidenciação dos potenciais de uso dos apps no ensino de Química, ressaltando características do m-Learning durante o processo. Foram encontrados cinco aplicativos, e os resultados apontam que os aplicativos encontrados podem ser utilizados em diferentes contextos educacionais, sem a necessidade de um servidor de internet, podendo ser utilizados de forma cooperativa ou individual em diferentes locais e horários. Contudo, ressalta-se a necessidade de adequação do uso de tais recursos nos métodos de ensino por professores, buscando o aprimoramento da aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543
10.3895/rbect.v14n1.11543
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n1.11543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11543/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871873572864