COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abegg, Ilse
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: De Bastos, Fábio da Purificação, Müller, Felipe Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129
Resumo: Mediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular “Meio Ambiente”. Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclicoespiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância. 
id UFPR-4_ca3bfb6520a09d24b39664623cea0999
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/13129
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLEEnsino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do MoodleEducação; Tecnologia Educacional; Educação Mediada por Computador;Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki; MOODLE7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalMediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular “Meio Ambiente”. Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclicoespiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância.  Mediated by the tool of Wiki of MOODLE, developed distance activities in the Course of Physics at UFSM, with the aim of producing a hypermedia school subject by theme structuring of teaching Physics 2: Heat, Environment and uses of Energy (coming from the PCN +), placing the problem dialogue in the cross-cutting theme "Environment". Problematization this activity, characterized as a collaborative production of hypermedia scientific-technological dissemination, over the period of school discipline Didactic I of Physics. The working group mediated by the Moodle wiki has been implemented through the PEA (Planning, Execution, and Assessment). The results indicate with the technology mediation have good potential for problem dialogue and empowerment, in this type of collaborative and distance school work.UFPRAbegg, IlseDe Bastos, Fábio da PurificaçãoMüller, Felipe Martins2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-2181984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129/13530https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129/31004info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/13129Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle
title COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
spellingShingle COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
Abegg, Ilse
Educação; Tecnologia Educacional; Educação Mediada por Computador;
Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki; MOODLE
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
title_short COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
title_full COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
title_fullStr COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
title_full_unstemmed COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
title_sort COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
author Abegg, Ilse
author_facet Abegg, Ilse
De Bastos, Fábio da Purificação
Müller, Felipe Martins
author_role author
author2 De Bastos, Fábio da Purificação
Müller, Felipe Martins
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Abegg, Ilse
De Bastos, Fábio da Purificação
Müller, Felipe Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tecnologia Educacional; Educação Mediada por Computador;
Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki; MOODLE
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
topic Educação; Tecnologia Educacional; Educação Mediada por Computador;
Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki; MOODLE
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
description Mediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular “Meio Ambiente”. Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclicoespiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129/13530
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129/31004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989829142282240