COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129 |
Resumo: | Mediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular “Meio Ambiente”. Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclicoespiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância. |
id |
UFPR-4_ca3bfb6520a09d24b39664623cea0999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/13129 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLEEnsino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do MoodleEducação; Tecnologia Educacional; Educação Mediada por Computador;Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki; MOODLE7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalMediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular “Meio Ambiente”. Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclicoespiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância. Mediated by the tool of Wiki of MOODLE, developed distance activities in the Course of Physics at UFSM, with the aim of producing a hypermedia school subject by theme structuring of teaching Physics 2: Heat, Environment and uses of Energy (coming from the PCN +), placing the problem dialogue in the cross-cutting theme "Environment". Problematization this activity, characterized as a collaborative production of hypermedia scientific-technological dissemination, over the period of school discipline Didactic I of Physics. The working group mediated by the Moodle wiki has been implemented through the PEA (Planning, Execution, and Assessment). The results indicate with the technology mediation have good potential for problem dialogue and empowerment, in this type of collaborative and distance school work.UFPRAbegg, IlseDe Bastos, Fábio da PurificaçãoMüller, Felipe Martins2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-2181984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129/13530https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129/31004info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/13129Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle |
title |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE |
spellingShingle |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE Abegg, Ilse Educação; Tecnologia Educacional; Educação Mediada por Computador; Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki; MOODLE 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional |
title_short |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE |
title_full |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE |
title_fullStr |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE |
title_full_unstemmed |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE |
title_sort |
COLLABORATIVE LEARNING-TEACHING MEDIATED BY WIKI MOODLE |
author |
Abegg, Ilse |
author_facet |
Abegg, Ilse De Bastos, Fábio da Purificação Müller, Felipe Martins |
author_role |
author |
author2 |
De Bastos, Fábio da Purificação Müller, Felipe Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abegg, Ilse De Bastos, Fábio da Purificação Müller, Felipe Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tecnologia Educacional; Educação Mediada por Computador; Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki; MOODLE 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional |
topic |
Educação; Tecnologia Educacional; Educação Mediada por Computador; Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki; MOODLE 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional |
description |
Mediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular “Meio Ambiente”. Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclicoespiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129/13530 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129/31004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218 Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218 Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 205-218 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1788989829142282240 |